Educação de Cabo Frio: modelo de convocação não é o adequado

Após determinação judicial, a Secretaria de Educação de Cabo Frio convocou os profissionais aprovados no concurso público de 2009 para contratação temporária. A partir de então, o que se viu no Centro de Estudos e Educação Nathália Caldonazzi foi uma extensa fila para a entrega da documentação exigida para o processo de inscrição.

Vale ressaltar a falta de publicidade por parte do Executivo municipal em relação ao período de apresentação do profissional junto à Secretaria de Educação. Foram estabelecidos apenas dois dias (quinta e sexta-feira) às vésperas do carnaval. Se não fosse a ação certeira do Sepe, muitos professores não teriam a chance de se apresentar para pleitear uma das vagas para a docência na rede pública municipal. A única divulgação feita pela Prefeitura aconteceu no jornal O Dia e até hoje o portal www.cabofrio.rj.gov.br não apresenta uma nota sequer sobre o assunto.

Ultrapassado este momento, agora estamos na fase das convocações e, por meio de nota oficial, a Secretaria de Educação divulga que “a convocação está acontecendo através dos números de telefone fornecidos pelos candidatos”. Esse sistema não é o mais adequado por não estar cercado de transparência. Numa cidade em que o serviço de telefonia é precário já seria bastante temerário lançar mão desse expediente. O ideal – e recomendável! – é que a Prefeitura divulgue e dê publicidade a uma lista com a relação de convocados com data, hora e local de apresentação.

Quem garante que desculpas do tipo “entramos em contato com você, mas infelizmente não fomos atendidos” ou “o seu número chamava e ninguém atendia” e ainda tem aquela tradicional “ligamos para o número que você informou e só dava fora de área de cobertura ou desligado” não serão utilizadas? 

Fica a sensação de que há um esforço coletivo para que a coisa não funcione!


E, para terminar, vai a pérola – ainda na nota da Secretaria: “a equipe da SEME está trabalhando incessantemente para cumprir a decisão judicial...”. Ora, todos sabem que o trabalho incessante mesmo era no sentido de não haver decisão judicial determinando a convocação dos profissionais.

Educação de Cabo Frio: modelo de convocação não é o adequado Educação de Cabo Frio: modelo de convocação não é o adequado Reviewed by Alessandro Teixeira on 20.2.15 Rating: 5

3 comentários:

  1. Qual critério para chamada? Fiz minha inscrição no 1º dia e até agora não recebi ligação nenhuma!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.