Pagamento dos servidores de Cabo Frio sai hoje

O pagamento dos servidores da Prefeitura de Cabo Frio será depositado hoje, dia 27, segundo mensagem divulgada pelo prefeito Alair Corrêa na conta pessoal do Facebook, confirmando o calendário divulgado no dia 11 de dezembro de 2014.

Na mensagem postada ainda há pouco, o prefeito diz que efetuar o pagamento dentro do prazo "só está sendo possível porque fizemos um apelo aos cabo-frienses e um número significativo de contribuintes nos atendeu pagando seus impostos, o que nos permitiu novamente pagar a folha como já acontecera no mês anterior"

A questão econômica de Cabo Frio está sob análise ante a crise anunciada em decorrência da queda na arrecadação dos royalties do petróleo e que em menos de dois meses significou um impacto negativo nos cofres públicos de mais de R$ 30 milhões, quando comparado com o montante arrecadado no mesmo período em 2014.

No entanto, a recente crise mundial, em 2009, não foi forte o suficiente para que a municipalidade começasse a desenvolver estratégias de desenvolvimento econômico, o que poderia tornar a cidade menos dependente das transferências constitucionais.

Agora, fala-se na arrecadação de taxas e impostos como alternativa para o momento econômico, o que constitui um grande risco, haja vista que o comércio local não é - e nunca foi! - pujante ao ponto de nos conferir toda riqueza necessária para a manutenção da máquina pública.

É preciso muito mais do que "sangrar" os quase sem fôlego empresários locais. Cabo Frio precisa urgente repensar suas indústrias e se reencontrar com o desenvolvimento. O prefeito Alair Corrêa, na mesma nota em que divulga o pagamento dos servidores, faz uma projeção de "virada" no futuro econômico da cidade passando pelo turismo. E essa virada, nos moldes em que o prefeito anuncia - e mesmo sendo muito otimista -, não acontecerá da noite para o dia e muito menos se não houver uma reestruturação dos equipamentos locais - inclusive os naturais - para que tenhamos condições de alcançar um turismo melhor qualificado.

Por outro lado, quando o prefeito anuncia que a viabilidade do pagamento dos servidores se deu pela arrecadação dos impostos, fica a sensação de que, quando o montante dos "recursos próprios" diminuir, a regularidade pode não manter a "religiosidade" do calendário recentemente divulgado. Os meses inicias do ano são os de maior arrecadação justamente por ser neste período em que a sociedade está voltada para o pagamento de múltiplos impostos.

Estamos todos preocupados e torcendo para que o prefeito acerte a mão... na administração, claro!

Pagamento dos servidores de Cabo Frio sai hoje Pagamento dos servidores de Cabo Frio sai hoje Reviewed by Alessandro Teixeira on 27.2.15 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.