Professores, alunos e funcionários da rede pública de ensino de Cabo Frio fizeram uma manifestação na manhã desta terça-feira (14) reivindicando o pagamento dos salários atrasados, reajuste e aposentadoria. A manifestação - com aproximadamente 200 pessoas, segundo a Guarda Municipal e os organizadores - começou por volta das 8h em frente à Prefeitura. Depois, uma passeata seguiu pela Avenida Teixeira e Souza, fechando o trânsito, em direção à Câmara de Vereadores.
O grupo encheu o plenário e os vereadores chegaram a cogitar a possibilidade de suspender a sessão, mas a reunião acabou prosseguindo e abrindo espaço para os reivindicações dos professores:
"Estamos reivindicando o pagamento imediato de quem não recebeu os salários, que estão atrasados há um mês. Reivindicamos também a campanha salarial de 2015, com 25% de reajuste. Também queremos a aposentadoria para quem já deu entrada no processo", informou Denise Teixeira, coordenadora do Sepe, o Sindicando dos Professores, completando que há necessidade de insalubridade e novo concurso público.
Segundo o Sepe, 90 escolas aderiram ao movimento e 80% delas fecharam totalmente nesta terça. Os vereadores se comprometeram em ajudar a categoria, que afirmou que as aulas serão retomadas nesta quarta-feira (15) normalmente. Uma assembleia está marcada para as 18h desta terça na Escola Edilson Duarte.
A Prefeitura de Cabo Frio confirmou o atraso e informou que o motivo seria um problema no sistema de cadastro dos profissionais, que já foi solucionado. A prefeitura informou ainda que vai emitir uma folha suplementar de pagamento na quarta-feira (15) e que a situação vai ser normalizada.
Fonte: G1
COMENTÁRIO
Destacar o espírito democrático pelo presidente da Câmara, Marcello Corrêa, e demais vereadores, é imperioso para que eu me sinta à vontade para eu redigir as linhas seguintes. A Câmara, após as seguidas pressões de servidores e seus respectivos sindicatos, não tem negligenciado no sentido de permitir que os manifestantes ocupem a tribuna e exponham suas queixas.
Por outro lado, complementando o texto do G1, também quero destacar algumas frases da coordenadora geral do SEPE, Denise Teixeira:
1. "Os servidores exigem que o pagamento, anunciado para amanhã (15), seja feito com correção, já com as taxas de juros";
2. "O prefeito, ao dizer que iria cortar o pagamento de quem não estava trabalhando, reconheceu que tem fantasmas na Prefeitura. E fez pior: cortou o salário de quem está trabalhando!";
3. "Não existe crise para a Educação. Falar de crise é uma balela!";
4. "A verba para pagar os professores existe e os erros da Prefeitura são seguidos";
5. "Por dois anos seguidos, a Prefeitura tem as contas reprovadas no Conselho do FUNDEB".
Ainda poderia destacar a reiterada cobrança de repasse dos recursos que a Prefeitura já descontos do contra-cheque dos profissionais da Educação e não fez chegar nos balancetes do Sindicato, o que Denise Teixeira chamou de "apropriação indébita".
As queixas são muitas e os sindicatos estão dispostos a manter o "pique" no sentido de resguardar os direitos dos servidores públicos municipais. E essa luta independe da temporalidade deste governo. É uma constante!
Professores da rede municipal fazem passeata pelas ruas de Cabo Frio
Reviewed by Alessandro Teixeira
on
14.4.15
Rating:

Nenhum comentário: