Vereador quer implementar orçamento participativo em Cabo Frio

Dois projetos de lei de autoria do vereador João Gomes (PSB) prometem modificar a forma como a administração municipal destina os recursos públicos: um trata dos dispositivos que permitirão a participação direta da sociedade na elaboração do orçamento e na definição das prioridades do governo; já o outro cria o Conselho do Orçamento Participativo.

Em conversa via WhatsApp, o vereador disse que “o poder tem que estar mais perto da vontade popular”, acrescentando: “sempre fui favorável à participação da sociedade na definição de quanto e onde deve ser aplicado o dinheiro público”.

A expectativa do vereador é que na sessão desta quinta-feira, dia 9, as proposituras sejam aprovadas em regime de urgência, haja vista que na tarde de hoje já foram preparados os requerimentos com o pedido de tramitação das matérias em sessão extraordinária no mesmo dia. 

- Recentemente apresentei um projeto para a criação de uma comissão de acompanhamento da aplicação dos recursos dos royalties do petróleo. Foi aprovado e já encaminhado ao prefeito. Agora, essas duas propostas complementam a outra, disse João Gomes.

COMENTÁRIO

As iniciativas do vereador João Gomes são fundamentais para Cabo Frio, especialmente neste momento de “crise” financeira, ocasião em que toda a sociedade está ávida por ter acesso aos números da contabilidade pública.

Divulguei (clique aqui para ler) artigo em que destaco a ida do prefeito Alair Corrêa à Brasília para buscar alternativas para a viabilização da economia municipal. No entanto, os dispositivos de autoria de João Gomes nos levam a outro momento: o da participação popular.

Também estou com a mesma esperança do vereador de ver a Câmara dar celeridade à aprovação dos projetos de lei que, uma vez esgotada a tramitação no Legislativo, serão encaminhados ao Executivo. E acompanhar a sanção ou o veto de Alair Corrêa é tão importante quanto conhecer o voto dos vereadores.


Vereador quer implementar orçamento participativo em Cabo Frio Vereador quer implementar orçamento participativo em Cabo Frio Reviewed by Alessandro Teixeira on 8.4.15 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.