Ouvidoria da Comissão de Correição começa a receber solicitações da população

A Ouvidoria da Comissão de Correição, criada através de portaria para investigar possíveis irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, já está recebendo reclamações e sugestões de usuários do Sistema Único de Saúde. Através do fortalecimento da gestão participativa, com a escuta ao cidadão e aos profissionais vinculados a Secretaria Municipal de Saúde, a Ouvidoria poderá identificar os principais problemas e captar as reais necessidades da população.

- A Ouvidoria está de portas abertas para a população. As reclamações e denúncias precisam ser feitas de forma presencial para agilizar o andamento das investigações, destacou a procuradora do município Juliana Bonazza, que está presidindo a comissão.

Dona Nilce de Andrade Oliveira procurou o atendimento para registrar uma reclamação para o marido que na semana passada não tinha conseguido ir ao Hospital Dona Lindu, em Paraíba do Sul, para retirar os pontos de uma cirurgia a que foi submetido no quadril. Na mesma hora a Ouvidoria reagendou o procedimento e agilizou o transporte para o paciente. 

- Fiquei satisfeita porque consegui agendar para esta terça-feira o procedimento. Nós só queremos receber a assistência que temos direito. A Ouvidoria identificou o problema e marcou a viagem, explicou.

Quatro pessoas trabalham na Ouvidoria da Comissão de Correição, instalada na própria sede da secretaria municipal de Saúde de Cabo Frio. A procuradora do município Juliana Bonazza, presidente da Comissão de Correição, reforça a importância da Ouvidoria para registrar as reclamações e denúncias da população, mas lembra que a Secretaria de Saúde já conta com uma Ouvidoria no segundo andar do PAM de São Cristóvão. Segundo Juliana Bonazza os dois serviços irão caminhar juntos.

- A Ouvidoria em saúde é um instrumento de gestão pública e do controle social para a defesa do direito à saúde e do aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde, concluiu Juliana.

Fonte: O Dia

COMENTÁRIO

A ideia da Ouvidoria é importantíssima porque estabelece um novo canal de comunicação entre o cidadão necessitado e o poder público, ainda trôpego na Secretaria de Saúde.

Dinamizar o atendimento ao cidadão é, sem sombra de dúvidas, um avanço. No entanto, creio que seria interessante disponibilizar este importante canal em pontos estratégicos como o Hospital do Jardim Esperança, Hospital de Tamoios, em uma unidade entre o Peró e o Cajueiro e na zona rural.

A conexão entre o cidadão e os poderes públicos, com tamanho aparato tecnológico, deveria ser uma prática nas administrações públicas país afora.

Tomara Deus esta "campanha" não dure apenas três meses!


Ouvidoria da Comissão de Correição começa a receber solicitações da população Ouvidoria da Comissão de Correição começa a receber solicitações da população Reviewed by Alessandro Teixeira on 20.5.15 Rating: 5

6 comentários:

  1. Ouvir é muito legal ... colocar tudo que se ouve em prática e melhor ainda. Quando entra por um ouvido e sai por outro aí complica. Mas já existe uma auditoria para reclamações, não é?

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  2. Mas caro Alessandro, já existe a Ouvidoria do SUS, que fica no 2º andar do PAM. Eu mesmo já tive problemas (exames) resolvidos, foi presencial, e em outras vezes já telefonei para esta Ouvidoria,fui bem atendido e recebi resposta tanto pelo meu e-mail, como também me ligaram, sem contar que também há a hipótese de fazer a reclamação/denúncia através do site www.saude.gov.br/ouvidorsus, ou pelo e-mail da Ouvidoria do SUS - Cabo Frio, que se encontra no site da Prefeitura, bem como também tem o nº do telefone. Pela reportagem acima eu entendo que não é uma Ouvidoria, mas sim uma Resolvedoria. E um detalhe de suma importância: seja por telefone, seja presencial, seja direto pelo site www.saude.gov.br/ouvidoria , as reclamações e/ou denúncias podem ser anônimas, só que sendo anônimas, você é que tem que ligar para saber em que " pé´" está sua demanda. Simples assim!!! Aproveita e conheça as opções que te falei. Saudações.

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  3. "resolvedoria " foi ótimo.

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  4. "resolvedoria " foi ótimo.

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  5. Caraca, pensei que era só o deputado que fosse o Príncipe da Falação, mas a concorrência está acirrada , só vejo falarem falarem e falarem, e não se resolve chongas nenhuma, TS difícil irmão, que fase!!!!!!

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    1. Prefeito está na liderança, colega!

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