Parabéns aos garis, os “zeladores” da cidade

Hoje é o Dia do Gari, um profissional que, por vezes, não tem o reconhecimento da sociedade e dos governantes. Eles são responsáveis pela coleta do lixo das residências, edifícios e também pela limpeza e a conservação das vias públicas. Os garis realizam um trabalho essencial não só para garantir o bem estar da população, mas sobretudo a saúde de todos os moradores.


Profissionais tão imprescindíveis no dia a dia das cidades brasileiras que a Câmara dos Deputados, por meio do Projeto de Lei 1347/2011, instituiu 16 de maio o Dia Nacional do Gari

Faça sol ou chuva, diariamente eles estão nas ruas recolhendo o lixo que produzimos.

Curiosidade

De acordo com o projeto de lei da Câmara dos Deputados, a denominação profissional GARI é uma homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que em 1876 assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império para executar os serviços de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Ele costumava reunir seus funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que era muito comum na época.

Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gari” para executá-lo. Aos poucos o nome se generalizou pelo Brasil. Assim foi instituído em 1962, através da Lei Estadual 212, sancionada pelo então Governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, o Dia do Gari, cuja primeira comemoração foi em 16 de maio de 1963. 


Parabéns aos garis, os “zeladores” da cidade Parabéns aos garis, os “zeladores” da cidade Reviewed by Alessandro Teixeira on 16.5.15 Rating: 5

2 comentários:

  1. Como canta a Valesca Popopuzuda: Tá esticando a cara, digo rachando a cara, tá querendo aparecer. Coitado, o IBOPE está mais pra baixo que barriga de cobra.

    ResponderExcluir
  2. Problema de GPS. Esse comentário era no post abaixo.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.