Vistoria em hospital do Jardim Esperança constata irregularidades

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cabo Frio, encaminhou à Secretaria de Saúde e à Procuradoria Geral do Município, relatório da vistoria realizada no Hospital Otime Cardoso dos Santos, apontando diversas irregularidades. As instituições têm 20 dias para se manifestar sobre o relatório. O COREN e o CREMERJ também foram notificados para que, no prazo de 45 dias, realizem vistoria no local.

De acordo com o documento, além de problemas com a escala de trabalho dos servidores, também foram constatadas irregularidades como: entradas sem portas e sem qualquer controle de acesso; inexistência de equipe responsável pela segurança dos servidores, pacientes e patrimônio municipal; problemas no armazenamento de resíduos hospitalar (lixo extraordinário) e de roupas destinadas à lavanderia; presença de animais (gatos) no pátio do hospital, no meio de materiais expostos ao tempo; funcionamento parcial do serviço de raio X; bem como o fechamento de setores importantes do hospital, como farmácia e almoxarifado durante o período de almoço, e a existência de apenas uma cadeira de rodas na unidade.


COMENTÁRIO

A constatação do Ministério Público é o que está mais do que óbvio no olhar de todo e qualquer cidadão que tenha necessitado de assistência médica nas unidades de Saúde de Cabo Frio.

A notícia da vistoria do MP, infelizmente, se atém apenas ao Hospital do Jardim Esperança. Uma visita no Hospital de Tamoios e no São José Operário, por exemplo, poderia trazer outros fatos nada surpreendentes, vez que já fazem parte do cotidiano do sofrido cidadão.

A questão da Saúde de Cabo Frio não pode ser tratada, como vimos no texto divulgado e nas declarações do prefeito/secretário de Saúde, sob o aspecto físico e estrutural das unidades. A sujeira, se houver, estará debaixo do tapete. E todos estão curiosos para saber onde está o tapete e qual o tamanho dele.

Cabe ao prefeito/secretário, neste seu insight de honestidade, lisura e austeridade, apresentar para a população não só as fotografias de suas visitas e naturais constatações de deficiência estrutural e irregularidades. Esse é o lugar comum! O que desejamos saber, por exemplo, é quantos milhões foram destinados à Saúde para que ela esteja hoje neste deplorável estado de convalescência. 


Vistoria em hospital do Jardim Esperança constata irregularidades Vistoria em hospital do Jardim Esperança constata irregularidades Reviewed by Alessandro Teixeira on 18.5.15 Rating: 5

Um comentário:

  1. Que vergonha, prefeito Alair! ah, esqueci. político não tem Vergonha. A saúde da terra da dignidade está em estado de calamidade.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.