Cabo Frio recebe três unidades de saúde informatizadas

A partir do dia 8 de junho, mais três unidades de saúde de Cabo Frio começam a fazer a marcação de consultas integradas com a Central de Marcações para atendimento ambulatorial do Posto de Atendimento Médico (PAM) de São Cristóvão. São elas: Jardim Caiçara, Manoel Corrêa e Peró. Com a implantação do sistema de marcação de consultas, passa para oito o número de unidades informatizadas.

Antônio Marcos Durães, diretor da Central de Marcação de Consultas e do PAM

- Vai chegar um momento que os pacientes cadastrados nas unidades de saúde irão agendar as consultas apenas nos postos onde são atendidos. A Central de Marcação do Braga irá atender os moradores dos bairros que não contam com unidades do programa Estratégia Saúde da Família (ESFs) ou Unidades Básicas de Saúde (UBS). Esse sistema vai reduzir ainda mais as filas na central de marcação – explica Antônio Marcos Durães, diretor da Central de Marcação e do PAM.

O treinamento dos funcionários terminou na sexta-feira (29/5). Esta semana, serão feitos os testes no sistema. O posto do Jardim Caiçara vai marcar consultas de pacientes do Jardim Excelsior e Jardim Caiçara. Já o posto do Peró fará os agendamentos de pacientes do Peró e do Cajueiro. No Manoel Corrêa, será feito o atendimento aos pacientes do Manoel Corrêa e Jardim Nautilus.

Hoje, o posto do Porto do Carro já agenda as consultas dos pacientes do Porto do Carro, da Rainha da Sucata e do Monte Alegre. O posto do Guarani agenda os pacientes do Guarani e da Vila do Sol. O posto do Itajuru marca as consultas dos pacientes que residem no Itajuru, Centro e Vila Nova. As unidades da Praia do Siqueira – tanto o ESF quanto a UBS – agendam as consultas de pacientes que moram na Praia do Siqueira, Palmeiras e Parque Burle.

COMENTÁRIO

Como dizem que perguntar não ofende - claro que isso vai depender da ótica do leitor. Por exemplo: se um leitor 'apaixonado pela causa do governo e não da cidade, qualquer pergunta é uma ofensa - lanço aqui uma indagação: por que a Prefeitura não conseguiu informatizar outros postos? E outra: com tanto dinheiro destinado para a secretaria de Saúde em 2013 e 2014 não foi possível avançar neste sentido?

Mesmo que não queiram se ocupar das respostas, quero parabenizar pela iniciativa, que representa conquistas para o cidadão que, já a partir da próxima segunda-feira, dia 8, contará com marcação de consultas diretamente na própria comunidade, o que gera celeridade e comodidade.

Então, meus parabéns serão parciais (rs). Assim que outras unidades forem informatizadas, continuarei com as congratulações.

A propósito, só para fazer justiça, gostaria de cumprimentar o amigo Antônio Marcos Durães, a quem chamo carinhosamente de Marquinho, pelo comprometimento com o serviço público. Vale dizer o seguinte: deixa o homem trabalhar que a cidade sairá ganhando! Parabéns, meu amigo!


Cabo Frio recebe três unidades de saúde informatizadas Cabo Frio recebe três unidades de saúde informatizadas Reviewed by Alessandro Teixeira on 1.6.15 Rating: 5

11 comentários:

  1. As perguntas são diversas, meu camarada! Se o problema da saúde fosse apenas: marcação de consultas. Tudo mais ou menos beleza! Vai aumentar a quantidade de consultas no PAM por especialidades? E os números vagas destinadas a cada postos? Sei não. Ah. Se Informatização resolvesse os problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cai na real, Julio...rsrsrsr as vagas são as mesmas, pois a quantidade de médicos também são os mesmos. O que altera é que o pobre cidadão não irá até a Central de Marcação, simples assim. Provavelmente as vagas serão divididas.

      Excluir
  2. As marcações a partir do dia 22 de junho terão que ser obrigatoriamente informatizadas, o Ministério da Saúde está obrigando que os municípios efetuem suas consultas pelo Sistema Chamado ESUS...
    Isso quer dizer que não é nenhum benefício oferecido pela gestão municipal.
    De fato acham que a população é idiota!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Deixa tirar alegre e escrever em maiúsculo.

      Excluir
  3. Parabéns.... Um pouco demorado a iniciativa mas é muito válida. Espero mas iniciativas boas do governo...pois ainda tem muita coisa a ser feita pela saúde e educação.

    ResponderExcluir
  4. ALESSANDRO....RESPONDENDO O LEITOR JULIO...AS VAGAS DE ALGUMAS ESPECIALIDADES SÃO IMPOSSÍVEIS DE AUMENTAR POIS EXISTE 01 CARÊNCIA SIGNIFICATIVA EM ALGUMAS ESPECIALIDADES, SOBRETUDO: NA OFTALMOLOGIA, ENDOCRINOLOGIA E NEUROLOGIA.... A INFORMATIZAÇÃO AJUDA A CONTROLAR O ACESSO IRRESTRITO AS VAGAS DISPONÍVEIS; COM A TRANSFERÊNCIA, DAS MARCAÇÕES AO POSTOS DE SAÚDE DOS BAIRROS, FIDELIZANDO O USUÁRIO A ESTES POSTOS, FORTALECEMOS A ATENÇÃO BÁSICA, QUE É A PORTA DE ENTRADA, DA SAÚDE NOS MUNICÍPIOS.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A. Marcos. desde já agradeço pelos esclarecimentos.

      Excluir
  5. Anônimo do 2 de junho de 2015 13:31, tão simples é a sua resposta. Ainda bem, que você não é diretor de nada. O "pobre cidadão não irá até centração de marcação de consultas" e você deve estar precisando ir urgente para terapia.

    ResponderExcluir
  6. RESPONDENDO A OUTRO OU MESMO ANÔNIMO: AS VAGAS SERÃO DISTRIBUÍDAS PARA TDS OS PÓLOS DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS, COM ATENDIMENTOS PARA NO MÁXIMO 07 DIAS APÓS A MARCAÇÃO E A MEDIDA QUE FORMOS MARCAMOS IREMOS REMANEJANDO MAIS OU MENOS VAGAS PARA ONDE SE PRECISA DE MAIS OU MENOS VAGAS......SE HOUVER NECESSIDADE DE MAIS OFERTAS DE VAGAS EM ALGUMAS ESPECIALIDADES E TENDO PROFISSIONAL DISPONÍVEL NO MERCADO, BUSCAREMOS A SOLUÇÃO COM A CONTRATAÇÃO.....

    ResponderExcluir
  7. Por enquanto estou percebendo apenas uma descentralização no setor de marcação de consulta. Há muitas falhas em todo o sistema de saúde da cidade. Esperar a necessidade para contratar médico e no mínimo falta de planejamento.

    ResponderExcluir
  8. Essa pessoa amabilissima na qua tb chamo de Marquinho, eh tao solicita que me impressiona! Vc eh um belo exemplo para os d+ colegas de trabalho.
    Parabens pela atuacao!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.