Mobilização de Renatinho Vianna surte efeito e prefeito de Arraial do Cabo recua

A discussão em torno da inclusão do tema Ideologia de Gênero no Plano Municipal de Educação de Arraial do Cabo continua repercutindo na cidade depois da votação e aprovação, na sessão da última quinta-feira (18), da matéria sem a devida atenção, segundo o vereador da oposição, ao tempo de tramitação nas comissões do Legislativo.

- Sou contra a homofobia, sou contra a discriminação, sou contra a intolerância, mas também sou contra a implantação da ideologia de gênero nas escolas. Além de discordar sobre a ideologia, discordo totalmente sobre a forma irresponsável como a coisa foi conduzida, exatamente por não ter havido uma ampla divulgação e uma ampla discussão. O prefeito encaminhou para a Câmara solicitando urgência, o líder do governo avocou o projeto e os vereadores da bancada governista aprovaram sem sequer ter lido, comenta Renatinho Vianna.

Renatinho Vianna (PROS), vereador em Arraial do Cabo

O vereador explica ainda que, no texto encaminhado pelo prefeito Andinho e aprovado pelos vereadores da bancada governista – composta de 7 vereadores dos 9 eleitos -, o inteiro teor das metas do Plano Municipal de Educação (PME) não deixa dúvidas quanto ao que se pretende modificar enquanto conceito de família: “a partir do momento que é citado o termo ‘gênero’, a ideologia automaticamente estaria implantada”. 

Ao comentar sobre denúncias de que a convocação para que a população compareça à sessão desta terça-feira, dia 23, não passa de uma estratégia de marketing e oportunismo político, Renatinho Vianna é enfático: “quem quer se promover não cria desgaste. Me considero apenas um vereador que tem coragem de expor sua opinião. Sou a favor do respeito, contra qualquer tipo de discriminação, mas precisamos saber separar as coisas. Respeito e sempre respeitarei quem pensa diferente de mim. Mas sou intransigente na defesa de meus princípios e não abro mão de reivindicar que meu direito de manifestação seja preservado”. 

Na manhã desta segunda-feira, a Prefeitura de Arraial do Cabo emitiu nota esclarecendo a questão da aprovação do PME, destacando, no entanto, a redação do artigo 2.4, que apresenta a seguinte meta: "definir e garantir padrões de qualidade, em regime de colaboração com os sistemas de ensino, incluindo a igualdade de condições para acesso, permanência e aprendizagem de todos os alunos do Ensino Fundamental, independente de credo, etnia, religião e gênero".

A Prefeitura sustenta que “a palavra gênero, de acordo com a Constituição Federal, faz referência à classificação de masculino e feminino. Sendo assim, a redação está de acordo com a interpretação a que se propõe. Entretanto, devido às diversas formas de interpretação da sociedade de Arraial do Cabo, o prefeito, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, entendeu que para facilitar o entendimento, será realizada uma alteração na redação do artigo substituindo a palavra "gênero" por "sexo", através de um Projeto de Lei que será encaminhado a Câmara dos Vereadores solicitando a modificação, ainda nesta segunda-feira, 22”.

Mobilização de Renatinho Vianna surte efeito e prefeito de Arraial do Cabo recua Mobilização de Renatinho Vianna surte efeito e prefeito de Arraial do Cabo recua Reviewed by Alessandro Teixeira on 22.6.15 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.