Pilates é usado para elevar a autoestima de cidadãs aldeenses

Uma proposta pioneira está mudando para melhor a vida de mulheres moradoras de São Pedro da Aldeia, onde acontecem semanalmente aulas diferenciadas de pilates. E o melhor: tudo é gratuito e as alunas utilizam como aparelhos objetos simples do dia a dia.

O empenho das alunas reflete no equilíbrio da saúde física e mental

Implantado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia no início do governo de Cláudio Chumbinho, o projeto acontece no bairro Campo Redondo, nas dependências do Núcleo Ozimar da Silveira Maurício e mais sessenta mulheres, com faixa etária que varia de 13 a 70 anos, são contempladas com a bem avaliada iniciativa.

- A primeira coisa que a gente aprende é que não basta malhar; tem que ter resultados no corpo e na mente. Esse maravilhoso trabalho, oferecido gratuitamente pela Prefeitura, está deixando toda a comunidade radiante pelo fato de proporcionar saúde e evitar doenças, comentou Dárcia Denise, uma das alunas do projeto.

A avaliação dos resultados alcançados é constante
A professora Bruna Knauft, responsável pelas aulas de pilates no Núcleo, endossa as palavras da aluna, acrescentando que “o importante é exatamente colocar a saúde como meta das atividades”.

- Nossas alunas passam por uma rigorosa avaliação desde a fase inicial da matrícula. Depois, com a dinâmica das aulas, a gente acompanha a evolução dos benefícios no corpo das assistidas e para isso levamos em consideração o IMC (índice de massa corporal), ICQ (índice cintura/quadril), CA (circunferência abdominal), além de acompanhamento e incentivo à rotina médica, que inclui os cuidados com pressão arterial, glicemia, ginecologia e saúde cardíaca, comenta Bruna Knauft.

Utilizando objetos simples, a educadora física Bruna Knauft consegue excelentes resultados
e as alunas têm elevação da autoestima

As alunas, que apresentam expressivos resultados quanto à elevação da autoestima, destacam a importância da abordagem em relação à reeducação alimentar, que consiste no incentivo à alimentação equilibrada e regular, auxiliando no processo de redução de peso, que é um dos principais objetivos daquelas que se matriculam no Ozimar da Silveira.

- É imprescindível destacar o total apoio que recebemos da diretora do Núcleo, Elizabeth Salles, que, por confiar na abordagem do meu trabalho, me dá toda a autonomia para estabelecer a relação de confiança com as minhas alunas. E, claro, parabenizar o prefeito Chumbinho, que, administrando uma cidade com poucos recursos, opta por investir na saúde, que é um caminho inteligente para diminuir o impacto no orçamento da Secretaria de Saúde. Quando a mulher, mãe, dona de casa, ou até mesmo as mais jovens começa a desenvolver o hábito de cuidar da saúde, esse efeito se multiplica na família e todos saem ganhando, finalizou a educadora física.

Pilates é usado para elevar a autoestima de cidadãs aldeenses Pilates é usado para elevar a autoestima de cidadãs aldeenses Reviewed by Alessandro Teixeira on 11.6.15 Rating: 5

Um comentário:

  1. Em Cabo Frio, o mais indicado seria a ginastica olímpica. De preferência: trave olímpica, para aprender se equilibrar e andar nos meios-fios. Do jeito que as calçadas estão quebradas, daqui a pouco só vão restar os meios-fios, para melhor mobilidade na terra da dignidade.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.