Professora aponta os esquemas que o prefeito não consegue resolver

Não sei o que é pior: afrontar minha inteligência ou subestimá-la. Hoje fui surpreendida por postagens de compartilhamento de um texto escrito pelo prefeito de Cabo Frio dizendo que demitiu os médicos que boicotaram os plantões deste final de semana (do feriado) no Hospital do Grande Jardim Esperança.

Não vou discutir. A caneta está na mão dele e ele faz o que bem entender. Da mesma forma não vou julgar os médicos. Mas, vou ao que o prefeito escreveu: "Começamos cortando os excessos, afastando os que dão prejuízos e moralizando a administração. Resolvemos que não abriremos mão desse propósito, pois nossa intenção é a de em dois meses concluir o trabalho e deixar o serviço de saúde do nosso município, como a melhor de todo o Estado do Rio de Janeiro". Pela "nobreza" dessas palavras, começaram a jogar confete para o prefeito. Eu não. Não mesmo!

Acabar com o esquema dos médicos foi fácil. Na verdade, fácil demais. 

Mas o que eu quero saber é se, ao final dos dois meses, todos os esquemas terão acabado, sem exceção. Pergunto isso porque cansei de ver e ficar quieta. Todo mundo sabe que diversos vereadores têm "esquemas" dentro dos hospitais da cidade. 

Tem esquema para marcar ficha, para encaixar paciente, para pegar remédio, para conseguir internação, pra transportar paciente, para conseguir atestado médico, para conseguir cirurgias e exames, para transcrever receitas e pedidos de exames, entre tantos outros. 

Não é raro ver assessor de vereador com pastinha embaixo do braço dentro das unidades procurando seus contatos para realizarem tais manobras. Contatos esses que recebem do gabinete para fazer o "serviço". 

Enquanto isso, a grande maioria do povo enfrenta fila. No PAM, as filas começam após o meio dia da véspera da marcação. Os exames demoram a ser marcados, as autorizações demoram cerca de 20 dias para retornarem ao paciente. Mas pela mão do vereador, é rapidinho. 

No Hospital da Criança existe uma reserva de fichas que fica disponível para a administração e, enquanto isso, eu estou esperando há quase três meses a ligação para a remarcação para o meu filho ser atendido pelo doutor Juliano, para quem nunca sobra ficha. Mas para a administração tem! 

Não divulgam que as fichas que sobram da marcação dos idosos ficam disponíveis na sexta-feira para quem não conseguiu no dia certo. Esquema de médico é mole. Quero ver acabar com isso!

E deveria ampliar esta "moralização" para outras áreas, como a Educação. Eu estive em dezembro na secretaria de Educação para tentar uma vaga como professora e fui informada que sem uma "cartinha" de vereador eu não teria a menor chance. 

Deixei meu currículo com mais de um vereador e a resposta que eu tive é que a Prefeitura não estava contratando. Mas a creche Vovó Olívia está com funcionárias novas. E o melhor: vereador com vagas para inspetora de alunos. Isso porque a Prefeitura não está contratando.

Portanto, não tem confete nem serpentina. Basta dessa hipocrisia! 

Os esquemas de médicos não começaram agora. Mas só agora, depois de três anos, resolveu-se tomar uma atitude. E o pior: tem gente aplaudindo como se fosse um ato heroico. Não é! Não fez mais que a obrigação. Fez tarde. Então me poupe. Sou consciente! E recomendo a àqueles que aplaudem que sejam também. Afinal, prefeito e vereador são funcionários públicos, com direitos e deveres. Que se cumpra!

SILVANA BRAGA, cidadã e professora de História.

Professora aponta os esquemas que o prefeito não consegue resolver Professora aponta os esquemas que o prefeito não consegue resolver Reviewed by Alessandro Teixeira on 8.6.15 Rating: 5

4 comentários:

  1. "não tem confete e nem serpentina" , mas tem mais de mil hipócritas no salão.
    As subidas à tribuna da câmara, para reclamar da saúde da cidade, só "comove" quem quer.
    RENOVAÇÃO JÁ!

    ResponderExcluir
  2. Vale lembrar que os Administradores dessas Unidades, são indicações desses Vereadores, e na maioria das vezes pessoas sem a mínima noção de gestão e que por outro lado são fieis (agradecidos) a esses Vereadores e a forma de gratidão é facilitar à saúde a seus padrinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Só administradores das unidades?

      Excluir
  3. Silvana posso pegar essa foto "emprestada"? Obrigado! rsrsrs
    Aproveitando a "foto" acima, que remete a um fato curioso, venho esclarecer aos "desavisados" políticos da cidade e "radialista-veterano famoso" que tem um programa matinal na cidade pagode , que vivem reclamando da AMPLA, por não (não sei... agora tem ?) ter uma central de atendimento na localidade. Ai,eu digo: a gente reclama da Dona Salineira em um site de reclamação e quem responde é tal de "fala ônibus" . Antes era a "madrinha" FETRANSPOR, Por isso, muitas respostas automáticas e várias sem "graxa" e em "óleo". Pelo menos, a central de atendimento é da AMPLA e tem mais relevância.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.