Reajuste salarial dos servidores de Cabo Frio deverá ser de 8,13%

Em reunião fechada na tarde desta quinta-feira, dia 25, o prefeito Alair Corrêa recebeu sindicalistas para apresentar uma nova proposta de reajuste salarial para todos os servidores públicos municipais de Cabo Frio. 

De acordo com informações divulgadas pelo coordenador geral de Comunicação da Prefeitura, a proposta apresentada pelo chefe do Executivo foi de 8,13%, sendo que a referência para o reajuste deverá ser a mesma utilizada no ano passado: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 

Enquanto os sindicatos vão para as ruas, o prefeito se reúne com representantes da Guarda e do SINDICAF

Participaram da reunião, além do prefeito e do secretário de Governo, Toninho Corrêa, o presidente em exercício da Associação dos Guardas Municipais, Adson da Silva Lopes, e o delegado sindical Joel Pires Marques, representando o presidente do SINDICAF, Olney Vianna.

COMENTÁRIO

A maneira utilizada pelo coordenador de Comunicação para divulgar a reunião é pra lá de questionável, haja vista que, pelo contexto, fica latente a estratégia de jogar “lenha na fogueira” do movimento sindical.

O reajuste negociado a portas fechadas, além de desqualificar todo o movimento que na terça-feira estava em frente à Prefeitura, dá o tom do formato político utilizado pelo governo municipal para tratar de importante assunto.

O desrespeito aos sindicatos não se vislumbra apenas na essência da “secreta” reunião. Vai adiante. Ao escrever “comunicado por telefone sobre a nova proposta do prefeito, Olney Vianna comemorou e não se conteve: ‘ótimo! Dá um beijo em Alair’”, Edinho Ferrô deixa bem claro o interesse do governo em desarticular o movimento capitaneado pelos sindicatos.

É vergonhoso perceber a utilização dessas artimanhas que estampam o desrespeito do governo com todos. Se fosse para levar a sério, como deveria ser numa esfera público-administrativa, o prefeito poderia até mesmo convocar uma “audiência pública”, expediente que tanto gosta de utilizar, para apresentar “as boas novas”.

E não adianta dizer que é apenas uma proposta e que, por isso, não formalizou e não deu a publicidade necessária. Até porque, como vemos, o interesse parece ser causar fissuras entre os sindicalistas e, uma vez divididos, o prefeito continuar no domínio. Isso é manjado.

De qualquer forma, mesmo com tamanha sordidez percorrendo o texto divulgado, o reajuste, nos moldes apresentados pelo prefeito, não deixa de ser uma opção inteligente para os sindicatos e associações representativas dos servidores.

Reajuste salarial dos servidores de Cabo Frio deverá ser de 8,13% Reajuste salarial dos servidores de Cabo Frio deverá ser de 8,13% Reviewed by Alessandro Teixeira on 26.6.15 Rating: 5

3 comentários:

  1. Qual reajuste foi pelo IPCA no ano passado? O dos servidores municipais é que não foi. No ano passado o governo já utilizou um índice de reajuste inferior ao oficial. Quem te passou essa informação te disse algo errado e você mesmo pode verificar que a inflação acumulada em abril de 2014 fficou acima de 8% e o reajuste do piso municipal foi de menos de 6%.

    ResponderExcluir
  2. Se eu fosse o prefeito Alair, através de um emitiria um comunicado: solicitando ao Edinho Ferrô, para devolver o beijo do presidente do Sindicaf, o posante Olney Viana. É capaz do efeito ser ao contrário: o prefeito de "príncipe se " transformar em um "sapo". O que um aumento não faz. Soou mais falso, do que Whisky , made in Paraguay.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.