Secretária de Educação dá um ‘puxão de orelhas’ nos vereadores de Cabo Frio

Lideranças religiosas católicas e evangélicas, além de autoridades como o deputado estadual Janio Mendes e vereadores de Cabo Frio, participaram de uma reunião na manhã desta segunda-feira, dia 22, no plenário da Câmara, para debater sobre a Ideologia de Gênero, assunto polêmico a ser analisado pelos vereadores ainda esta semana.

Um dos pontos altos da reunião foi o início, quando a secretária municipal de Educação, Juciara Noronha, deu um verdadeiro ‘puxão de orelhas’ nos vereadores ao dizer que os parlamentares não sabiam nada sobre o Plano Municipal de Educação e sobre a inclusão do tema Ideologia de Gênero por não participarem dos dez encontros agendados para debater a assunto.

Juciara Noronha, secretária de Educação de Cabo Frio, causou constrangimentos na Câmara de Vereadores

Visivelmente contrariados, os vereadores se entreolhavam, acenavam e curvavam a cabeça parecendo não acreditar na “ousadia” da nova secretária de Educação. E, depois de gerar um clima desagradável no plenário, deixando os legisladores em “maus lençóis” diante de evangélicos e católicos, Juciara Noronha precisou se ausentar, pois tinha compromissos pré-agendados.

Já o vereador Luis Geraldo, ainda com a secretária presente, lamentou o fato de o governo municipal não responder às atividades do Legislativo, lembrando que os vereadores cumprem sua jornada ao tratar diretamente com a sociedade, mesmo que não seja através dos fóruns ou das reuniões realizadas por diferentes segmentos. O vereador lembrou ainda que “o Plano Municipal de Educação precisa ser encaminhado para a Câmara e, depois de analisado, submetido para votação”.

COMENTÁRIO

A secretária de Educação acerta quando cobra aos vereadores a efetiva participação nos encontros em que é estabelecido o "norte" educacional do município. Por outro lado, soou como deselegante a postura por ela adotada, haja vista que a Câmara é também uma casa política e que, mesmo estando com razão, ela não tem o direito de usar as palavras ao seu "bel-prazer".

Talvez seja precoce demais considerar, mas a secretária pode estar abrindo outra ferida na relação prefeito/vereadores, haja vista que a humilhação em "praça pública" patrocinada pela representante do governo pode ter consequências danosas.

Nem mesmo se o governo estive "nadando" em popularidade, a secretária deveria agir como agiu. Até porque, como aprendemos, o respeito não prescreve e não se atém às circunstâncias.

Por fim, na parte final da reunião, o secretário de Turismo, Dirlei Pereira, disse que o comportamento da secretária de Educação não reflete o pensamento do governo.


Secretária de Educação dá um ‘puxão de orelhas’ nos vereadores de Cabo Frio Secretária de Educação dá um ‘puxão de orelhas’ nos vereadores de Cabo Frio Reviewed by Alessandro Teixeira on 22.6.15 Rating: 5

4 comentários:

  1. Há 1 ditado popular que diz: "Todos gostam que se fale a verdade, mas não gostam daquele que transmite. A Secretaria falou alguma inverdade? Seja de ausência ou pelo desconhecimento da matéria em pauta? A meu ver o debate já é tardio, pois há + de 3 meses, TODO o País foram informado do Processo, através de propaganda na tv, blog's e outras redes sociais.Agora 17 Vereadores, não estarem presentes em 10 Audiências Públicas, nos mostra à qualidade dos mesmos.

    ResponderExcluir
  2. NÃO SE PREOCUPE COM AS PALAVRAS DA SECRETÁRIA, OS VEREADORES DE CABO-FRIO NÃO SE CONSTRANGEM COM ISSO.JÁ QUE NÃO TEM CORAGEM DE FAZER NADA PELO SEGUNDO DISTRITO , E NAS ELEIÇÕES VEM PEDIR VOTO. VERDADEIROS PEROBAS.

    ResponderExcluir
  3. Constrangimento maior seria se a Secretária tivesse que responder a qualquer pergunta sobre o Plano Municipal de Educação sem comunicado prévio e sem que sua equipe escrevesse o que deveria ser dito por ela. Não há na "educadora" nenhum conhecimento Técnico-Administrativo-Pedagógico. Existe sim, discurso sem comprometimento! Porém, essa é a marca de sua história como professora (faltas, atrasos, atestados...), inclusive enquanto aluna do Curso Superior. Não viria "ousadia" na Secretária em cobrar participação dos vereadores, desde que a mesma fosse exemplo. Se o Secretário de Turismo, diz que " o comportamento da Secretária de Educação não reflete o pensamento do governo", finalizo estarrecido com sua propriedade!

    ResponderExcluir
  4. Esses são os Secretários nomeados pelo Rei Suserano, esperar o quê?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.