Veículos a serviço da Prefeitura trafegam em situação irregular

A secretaria de Ordem Pública de Cabo Frio tem agido com extremo rigor no ordenamento do trânsito e uma de suas principais linhas de atuação tem sido a aplicação de multas e reboque de veículos estacionados em calçadas, locais destinados a pessoas com mobilidade reduzida e idosas, nas esquinas (em distância menor da prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro) e em áreas proibidas para o estacionamento.

Tamanho empenho da secretaria tem atraído a atenção e divide opiniões na cidade. Enquanto alguns reclamam do que consideram excesso da Guarda Municipal, outros aplaudem a nova postura da corporação e acreditam que, ao receber multas, o motorista passa a ficar mais responsável quanto às leis de trânsito. O vereador Aquiles Barreto, por exemplo, encaminhou ofício ao secretário Renato Vianna buscando informações sobre o impacto financeiro dessas operações (clique aqui para lembrar). 

Por outro lado, o cidadão cabo-friense começa a espalhar pelas redes sociais imagens de veículos a serviço da Prefeitura em situação irregular e exigem a aplicação do princípio da isonomia, ou seja, se a secretaria cobra correção dos motoristas, deve ser o exemplo para todos. Automóveis com documentação vencida e com pneus em estado de deterioração, servidores públicos sendo transportados em carrocerias e até mesmo caminhão sem placa são observados nas vias públicas de Cabo Frio e, claro, isso tem gerado insatisfação.

Funcionário da Prefeitura são transportados na carroceria e caminhão não tem placa

Procurado para falar sobre o assunto, o secretário Renato Vianna disse que “se a Guarda encontrar um veículo nestas condições, vai efetuar a apreensão. Estou mandando um ofício na segunda-feira (dia 8) para todas as secretarias pedindo que recomende aos seus motoristas o respeito às leis de trânsito”.

Quanto ao transporte de passageiros, que é uma infração gravíssima e com penalidade de multa e sete pontos na carteira de habilitação, segundo redação do artigo 230 do CTB, o secretário se limitou a dizer que “tem que se buscar alternativa”.



COMENTÁRIOS

1. Sendo a secretaria de Ordem Pública a guardiã da ordem, como o próprio nome sugere, não poderíamos ter veículos a serviço da Prefeitura trafegando nas condições acima registradas;

2. Ficamos todos com aquela máxima “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”. Não ter respostas – ou até mesmo uma previsão de ação – é outro erro grave. Não é infração branda o transporte de passageiros – sendo esses servidores do município e em veículos oficiais, pior ainda – nas carroceiras. O servidor é o patrimônio maior da administração pública e não deveria ser deslocado como “gado”;

Viaturas com pneus carecas colocam em risco a integridade física dos servidores

3. Importante: essa modalidade de transporte existe em Cabo Frio desde outros “carnavais”. Não é uma questão observada no presente apenas; ela se arrasta num passado de desrespeito aos servidores;

4. O fato de um caminhão, a serviço do poder público, circular sem a placa não tem explicação;

5. Os veículos nem sequer deveriam ser autorizados a sair do pátio das subprefeituras, secretarias e outros setores sem a devida regularização. Isso demonstra que a secretaria que pretende colocar ordem na praça não tem conseguido tomar conta de sua própria frota, não consegue “olhar pra dentro”. Parece que a não observação do próprio umbigo é sintomática;

6. O secretário informar que apenas na segunda-feira é que encaminhará ofício para todas as secretarias “recomendando” aos motoristas que respeitem as leis de trânsito chega a ser risível. Não é uma questão de “recomendação”, secretário! Tem que ordenar mesmo. Afinal, os mortais comuns não estão recebendo o perdão da recomendação; são multados, rebocados e pronto! Por que dois pesos e duas medidas?

7. A secretaria deveria estar presente em outros setores da cidade. Tem lugar que é uma verdadeira desordem. Assim, falta a ordem pública inerente das atribuições da secretaria;

8. Por fim, quanto ao “aviso prévio” que muitos moradores almejam, é outro disparate. A Guarda cumpre o papel dela. Claro que os excessos precisam ser apurados, se existirem.

Veículos a serviço da Prefeitura trafegam em situação irregular Veículos a serviço da Prefeitura trafegam em situação irregular Reviewed by Alessandro Teixeira on 6.6.15 Rating: 5

7 comentários:

  1. Eu erro, tu erras, eles erram.... Apontando os erros de uma secretaria,para justificar os seus (deles) . Esses "selfies" são novidades? Ou esse povo que posta nasredes sociais chegaram agora na cidade? Agora os coletores sem máscaras e uniformes adequados nos carros de lixos, ninguém posta, né? Olha a cidade pau de selfie ai gente? Só olha pra si.

    Infelizmente Alessandro mexer no bolso é a melhor maneira de orientar quem não respeita ao próximo. Querem organização e fazem a maior bagunça. A maior desorganização na city.
    Multa mesmo. Reboque neles. Só assim adquirem um pouco de noção e respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde e lê : chegaram; leia-se: chegou. Esse aparelho. A tela é pequena corrigir é chato. Quem quiser pode me dar um iphone 6.
      Agora tem revisor. Deveria também revisar o egoismo e aprender a viver em sociedade.

      Excluir
  2. Em sao pedro da aldeia tem um gol da guarda com os 4 pneus carecas e o vidro traseiro quebrado rolando., e a placa nem da pra ver o que ta escrito.

    ResponderExcluir
  3. Pera ae... Deixa eu entender direitinho.. Entao os motoristas infratores merecem uma segunda chance? E os cadeirantes? idosos? Ambulancias com pacientes?? Meu caro... Logico que a prefeitura tem que dar exemplo, sem sombra de duvidas, que por sinal esse tem sido o pior governo! Mas um erro nao justifica o outro! Vc ja andou em uma cadeira de rodas? Ja teve sua garagem bloqueada? Etc etc? So faltava essa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo merece nota 10, Concordo com você do incio ao fim.

      Excluir
  4. No Brasil reina a conveniência, não a lógica. E a lógica de cabo frio ainda é ineficiente, ineficaz e incompetente! É antiga mas nunca é demais repetir: O povo tem o governo que merece.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Sr Julio! Mas para ficar bem claro ao sr alessandro que eh validaa materia sobre as irresponsabilidades da prefeitura com veiculos irregulares. Mas deu bola fora ao tentar justificar um erro com outro. Por isso o Brasil ta como ta, pois tentamos encobertar nossos erros com os erros alheio.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.