Número de multas em Cabo Frio é duas vezes maior em relação a 2014

Números oficiais divulgados pelo Detran/RJ comprovam o que muitos motoristas e cidadãos já sabiam: a quantidade de multas aplicadas em Cabo Frio cresceu vertiginosamente nos últimos anos e especialmente a partir de janeiro de 2015, ano em que o número total de anotações já é bastante superior ao ano de 2014.


Conforme demonstrado no gráfico a seguir, houve uma severa mudança de comportamento na Prefeitura de Cabo Frio quanto à aplicação das multas. Em 2012, por exemplo, segundo dados oficiais, foram feitas 4.044 anotações de auto de infração. Esse número dobrou em 2013, quando foram aplicadas, entre janeiro e dezembro, 8.228 multas. Em 2014, no entanto, a média de anotações se assemelhou a 2013, sendo que foram feitos 605 registros a mais, o que totaliza 8.833 multas. 

Fonte: Detran/RJ

Agora em 2015, em apenas seis meses (janeiro a junho), o número total de multas aplicadas chega a 10.357, o que representa um aumento de 136% quando comparado com o mesmo período de 2014 – no ano passado, entre janeiro e junho, foram 4.387 multas. E é exatamente esse vertiginoso crescimento que chama a atenção da população.


Apreensão de veículos segue no mesmo ritmo 

De acordo com informações do secretário de Ordem Pública de Cabo Frio, Renato Vianna, o volume de apreensão de veículos não passou por grandes alterações nos últimos anos. Em gráfico divulgado pelo secretário pode ser visto que entre 2009 e 2015 a grande diferença foi percebida em 2013 (2.270 apreensões) e no primeiro semestre deste ano, quando 1.332 veículos já havia sido rebocados e encaminhados para o depósito.

Fonte: Secretaria de Ordem Pública

COMENTÁRIO

Nos próximos dias, assim que tiver encerrado o levantamento dos dados financeiros dessas operações, divulgarei aqui no blog. A proposta é tornar público – pelo menos com os dados aos quais a Prefeitura nos permite acesso – o volume de dinheiro resultante das operações de auto de infração e apreensão de veículos. 

Essa questão suscita muitos comentários em Cabo Frio, sendo que há uma grande corrente que é contrária à forma como as operações são executadas. No entanto, como tivemos a oportunidade de observar, na grande maioria dos casos a Guarda Municipal age seguindo os dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o alto índice de infrações resulta do excesso de abuso pelos condutores. Claro que os excessos são de mão dupla! 

O que se tem discutido é a natureza e o tempo da mudança de comportamento da secretaria em relação às operações de trânsito. Também é preciso definição, pelo secretário, em relação os números globais (apreensões, multas e receita) das operações.
Número de multas em Cabo Frio é duas vezes maior em relação a 2014 Número de multas em Cabo Frio é duas vezes maior em relação a 2014 Reviewed by Alessandro Teixeira on 29.7.15 Rating: 5

10 comentários:

  1. Caça níqueis puro, faz uma pesquisa aí, sobre o que a população pensa em relação a guarda municipal, pergunta também se multam para melhorar o trânsito ou se é apenas para fazer caixa? Uma coisa é certa, quem anda pelas ruas de Cabo Frio ta revoltado , pena que quem está no governo nao se incomoda com isso.Mas a hora do troco ta chegando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito fácil falar, mas dê uma voltinha pela cidade, com o código na mão e depois volte aqui para dizer quais foram o erros do Guardas ao efetuarem as multas. Acho que você não vai voltar, pois não tem coragem nem de se identificar!!

      Excluir
    2. Concordo! Falar é fácil, mas gostar de pagar, não é o forte de grande parte da população éda cidade. Só pela manhã eu vejo um monte de infrações. Estacionados nos pontos dos ônibus, então.....Povinho está acostumado com a bagunça. Não respeita, tem que multar mesmo.

      Excluir
    3. Hahaha piada né Helmar? Me passa seu CPF e RG botar qualquer nome aqui e fácil, a verdade foi né? Hoje mesmo vI um carro da guarda em uma rua transversal a Av: Julia kubstcheck parado quase que no meio da rua ,enquanto um GM teclava seu Smartfone do lado de fora e p Motorista manipulava 2 celulares, isso em uma infrigencia total as leis de trânsito, e aí? Falar e fácil Sr Helmar? Existe um adagio que diz: "Suma jus suma injus" quer dizer, " lei excessiva lei injusta", e você sabe muito bem que se for levar tudo ao pé da letra essa cidade para, medir a distância dos pneus do meio fio,se fosse na Noruega mas aqui com essa guarda que bota a mão para fora do veículo,anda sem cinto e que anda com carros sem documentação ,chega a ser risível, não fique irado Sr Helmar minha opinião e da maioria, faça uma pesquisa, vocês não querem melhorar o trânsito nem sequer educar os motoristas ,vocês querem e arrecadar e ponto final, e cada ação traz uma reação , amanhã reação e falar o que penso e ponto final, sh a propósito meu nome e José e daí vai encarar? Kkkkkkkkkkk kkkkkkkkk

      Excluir
  2. Se for mais rigorosos a multa vai ser três vezes maior em 2016, devido aos excessos dos abusados. Se estender aos bairros e a noite vai subir mais ainda.

    ResponderExcluir
  3. A rede hoteleira reclama do mais baixo nível de ocupação dos últimos anos, em torno de 40%, não se iludam, não é apenas crise, a cidade de Cabo Frio não tem mais apelo turístico nenhum, é muito cara sem segurança e de quebra o visitante é premiado com multas! Continuem elegendo os mesmos que a décadas destroem a cidade! Sem investimentos e muito ladrão!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o visitante respeita as leis não serão multados. Mas os moradores não dão exemplo.

      Excluir
    2. Correção :......... não será multado.

      Excluir
  4. Visite Cabo Frio e ganhe uma Multinha de Brinde

    ResponderExcluir
  5. Nem precisa visitar. Conheço uma pessoa que foi multada por avanço de sinal enquanto fazia compras em um supermercado da Barra da Tijuca, no Rio.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.