OPINIÃO | O prefeito tem a oportunidade de dar uma resposta concreta e sagaz aos seus críticos

Na edição de 18 de abril deste ano, o Jornal Folha dos Lagos publicou uma entrevista do prefeito de Cabo Frio acerca da crise financeira que assola o município. Na ocasião, o governante afirmou que, em no máximo 90 dias, daria fim ao período de dificuldades econômicas da cidade.

Esquecendo a conta pormenorizada, vamos considerar que os 90 dias signifiquem 3 meses, ao que chegaríamos à data de 18 de julho para o cumprimento da promessa do mandatário – daqui a 10 dias.

O que temos visto nestes 80 dias de “reordenação” da cidade, ao contrário, tem sido sua caminhada triste ao cadafalso. Carros irregulares multando carros irregulares; lixo espalhado pelos bairros; servidores tendo de paralisar atividades para conseguirem reajustes ainda indignos; negativa de aposentadorias, licenças e adicionais; “sumiço” de descontos consignados e repasses sindicais; falta de luz nos prédios públicos; mordaça e censura à liberdade de expressão de secretários; descoberta de superávits grandiosos dos anos anteriores.


Mas nem tudo está perdido. O governante, que tem mostrado descontentamento com aqueles que questionam suas promessas, apresenta revolta ao ser chamado de mentiroso. Está aí, portanto, uma ótima oportunidade de dar aos seus críticos uma resposta concreta e sagaz, cumprindo o compromisso, e usando os próximos 10 dias restantes do prazo para recolocar Cabo Frio na rota do avanço econômico, com as contas sanadas e financeiramente viáveis, apresentando uma nova cidade, próspera, transparente e justa.

Junto a este prazo, aguardamos ainda o encerramento das atividades da Comsercaf, conforme também prometido pelo prefeito no mesmo período. O que estaria dificultando tanto o fechamento da autarquia, que, segundo o próprio governante, onera tanto as contas municipais?

Estamos em contagem regressiva, em primeiro lugar, para ver essa nova Cabo Frio, renascida das cinzas, sem crise e de volta aos tempos áureos da economia que, talvez, um dia tenha vivido. Em segundo lugar, contaremos também os dias para que o prefeito possa mostrar, para todo o seu povo, que se deve confiar em sua palavra; que é ele um cumpridor ferrenho de suas promessas; e que qualquer acusação que o trate como mentiroso é uma grande mentira. Faltam 10 dias, portanto, para sabermos a verdade. Quem terá coragem para conferir e cobrar?

RAFAEL PEÇANHA, professor e blogueiro. Acesse o blog clicando aqui. [Texto publicado originalmente no jornal Folha dos Lagos, na edição desta quarta-feira, dia 8].

OPINIÃO | O prefeito tem a oportunidade de dar uma resposta concreta e sagaz aos seus críticos OPINIÃO | O prefeito tem a oportunidade de dar uma resposta concreta e sagaz aos seus críticos Reviewed by Alessandro Teixeira on 8.7.15 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.