A piscina foi a gota d’água

Há muitas interpretações para o episódio envolvendo a prisão da cantora Taz Mureb e a ação da Polícia Militar ao atingir com gás de pimenta o rosto de uma pessoa já indefesa, cercada por um bom número de policiais. No entanto, o spray de pimenta é um lance da trama. É uma parte de um todo que durava 12 dias.

Reconstituindo a cena, vemos que todos os elementos encontrados na semana passada, quando a Fiscalização de Posturas da Prefeitura esteve na praça para retirar objetos presos nas árvores, na fachada do “prédio do governo” e ainda um slackline que “atrapalhava” o passeio público, estavam presentes na mesma praça no dia de ontem. 


Estavam todos lá no mesmo lugar: os agentes da Postura, a Guarda Municipal e a Polícia Militar com suas viaturas, os manifestantes e os curiosos. Material recolhido e acautelado. As barracas continuaram servindo de refúgio para aqueles que, no exercício pleno da democracia, resistiam e buscavam a manutenção de seus direitos.

Ontem, quando a Postura voltou ao local, a cena era praticamente a mesma. Só uma diferença: havia uma piscina no meio do caminho. E junto com essa piscina frases em alusão a possíveis irregularidades na construção de um parque aquático da cidade. 

As personagens eram as mesmas. Mudaram os curiosos, talvez. Mas a piscina destoava e aumentava o ímpeto dos que agiram em nome do poder público. E isso é grave, haja vista que o parque é da iniciativa privada e o aparato montado para “combater” a crítica aos meios da concepção do parque é custeado pelo poder público. 

A piscina, claro, deveria ser apenas uma piscina. Mas ela foi mais do que isso: foi a gota d´água para despertar nos senhores do “poder” um interesse enorme em retirar os manifestantes da praça pública.

Tinha uma piscina no meio do caminho e a caminhada dos manifestantes foi abreviada pela força incompatível com o Estado democrático brasileiro. Padecemos todos no cortejo da arte.

A piscina foi a gota d’água A piscina foi a gota d’água Reviewed by Alessandro Teixeira on 19.8.15 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.