Alair Corrêa pede ajuda da população para manter a cidade limpa

O prefeito Alair Corrêa publicou texto nas redes sociais reconhecendo que há problemas na manutenção da limpeza pública nas ruas dos bairros periféricos e na região central. De acordo com o chefe do Executivo, “o problema se agrava devido ao corte de máquinas e caminhões e por medidas que foram tomadas por conta da crise”. 

- Tenho assistido nos últimos dias à mídia mostrando restos de obras, galhos e móveis descartados em diversos bairros da cidade. Reconhecemos que, devido ao corte de máquinas e caminhões, medida que fomos obrigados a tomar, esse problema reapareceu como no passado, quando Cabo Frio era uma cidade pobre, escreveu o prefeito.

SUJEIRA GERAL | Há lixo espalhado por todas os lados. Prefeito pede ajuda da população

De acordo com Alair Corrêa, “o problema mais sério que observamos é que não é só nos bairros da periferia que as pessoas colocam esses entulhos nas ruas e calçadas, mas também em bairros centrais, onde moradores de bom poder aquisitivo e que não precisavam utilizar os locais públicos para despejar restos de obras e móveis velhos”.

No texto, o prefeito demonstra chateação com aquelas pessoas que, mesmo tendo dinheiro e morando no Centro, não têm “consideração alguma com os vizinhos e com a cidade” e que “preferem agir assim, não pagando a alguém para retirá-lo”. 

- Podemos afirmar que, fora esse entulho que despejam nesses lugares, nossa cidade está limpa! No entanto, voltamos a lembrar: Cabo Frio não é mais a cidade rica do passado em que a Prefeitura retirava das ruas tudo o que o povo descartava. Hoje é diferente! Naquela época a arrecadação mensal da nossa cidade era R$ 20 milhões a mais do que arrecadamos hoje. Ainda tínhamos uma folha de pessoal em que a Prefeitura pagava R$ 15 milhões a menos do que gastamos nos dias atuais! Por todos os motivos já expostos, é preciso que todos participem e colaborem, pois os tempos são outros, finalizou o prefeito.

COMENTÁRIO

É preciso que se esclareça quem implantou a cultura da cidade mais limpa do Brasil no cotidiano de Cabo Frio. Afinal, foi distorcida a proposta. Quando deveríamos refletir sobre o hábito de não sujar, a Prefeitura incentivou a prática danosa mostrando que quanto mais sujassem as ruas, maior seria a capacidade do governo de mantê-las limpas. Assim, perdemos muito dinheiro e contemplamos o crescimento da ação dos mal educados.

O prefeito acerta ao “convocar” a população a repensar suas práticas e a estabelecer uma espécie de compromisso coletivo para a manutenção da limpeza da cidade. Afinal, se a cidade permanecer suja, todos sairemos perdendo.

Por outro lado, essa ideia de que quem mora no Centro tem mais dinheiro e pode pagar para que o lixo (ou entulho) seja retirado, não deveria estar no discurso de quem governa, haja vista que a consequência de residir nas áreas centrais – em qualquer lugar do mundo é assim! – significa pagar, teoricamente, impostos mais caros.

Então, a dinâmica tem de ser a mesma em todos os setores da sociedade e o conceito de educação não se atém à “geografia” desenhada pelo saldo da conta corrente.

Por fim, vale ressaltar que a Prefeitura rica do passado, conforme as palavras do prefeito, é a Prefeitura do ano passado. Não era rica; era riquíssima. O passado é vizinho do gabinete do prefeito. E, mesmo assim, Alair Corrêa pegou empréstimos que não consegue pagar, o que deixa bem claro que o problema de Cabo Frio vai além da falta de dinheiro. Padecemos de gestão.

Alair Corrêa pede ajuda da população para manter a cidade limpa Alair Corrêa pede ajuda da população para manter a cidade limpa Reviewed by Alessandro Teixeira on 31.8.15 Rating: 5

2 comentários:

  1. Até parece.
    Bastou o prefeito comentar: " que a coleta de entulhos seria por conta da população... ", que aconteceu? Espertalhões começaram a colocar entulhos nas esquinas e nas calçadas longe de suas residências. Povinho de Cabo Frio além de não viver em sociedade é metido a esperto, mas desde que encontrem algum bobo da mesma espécie.

    ResponderExcluir
  2. E para ontem vai o pagamento do IPTU?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.