ARRAIAL DO CABO | Câmara derruba proposta de investigação na utilização dos royalties

Se depender da Câmara Municipal de Arraial do Cabo, o prefeito Andinho (PMDB) continuará a utilizar os milhões arrecadados dos royalties do petróleo sem prestar contas para a população e sem dar explicações sobre a destinação desses recursos, que desde 2009 passaram a ser contabilizadas em volume bem maior.

Durante sessão plenária, o vereador Renatinho Vianna (PROS) apresentou dois requerimentos: solicitando a prestação de contas sobre a arrecadação referente aos royalties do petróleo recebidos pelo município e relatório completo constando o que foi realizado em benefício do município com o montante depositado na conta da Prefeitura. As matérias foram rejeitadas.

PLENÁRIO | Propostas apresentadas por Renatinho Vianna foram rejeitadas pela maioria dos vereadores

- O povo de Arraial do Cabo está sofrendo e nesse momento de crise é muito importante que a gente tenha uma leitura do que foi feito com tanto dinheiro já arrecadado. É claro que se o dinheiro já foi usado nada podemos fazer de imediato para que ele seja recuperado e aplicado para beneficiar nossa gente. Mas uma análise profunda dos balancetes nos permitirá, em conjunto com o governo municipal, encontrar caminhos para solucionar os dilemas orçamentários do município, comentou Renatinho Vianna.

O vereador disse ainda que aguarda resposta do Ministério Público em relação a representações que questionam medidas pela administração pública municipal.

- Estamos fazendo o levantamento das irregularidades encontradas na administração municipal e encaminhando para o Ministério Público. Aguardamos a manifestação do judiciário e tenho certeza que a voz do cidadão, que nos procura e que nos apresenta seus questionamentos quanto aos desmandos do governo, será ouvida. É uma questão de tempo. A justiça será feita em Arraial do Cabo, finaliza Renatinho.

COMENTÁRIO

O cidadão cabista deve estar atento ao comportamento servil da maioria dos vereadores de Arraial do Cabo. Por que o desinteresse em apurar a destinação dos milhões dos royalties do petróleo? O que justifica tamanha subserviência? São perguntas que devem estar na ponta da língua daquelas pessoas que sofrem por conta da inoperância da máquina pública.

Por outro lado, observamos uma afronta à legislação quanto à falta de divulgação dos balancetes em dispositivos que permitam o acesso por todo e qualquer cidadão. O vereador Renatinho Vianna não precisaria passar pelo dissabor de ver suas matérias serem religiosa e cartesianamente rejeitadas no plenário do Legislativo se os números fossem amplamente divulgados.

E, como tenho procurado dar minha parcela de contribuição nas discussões que envolvem aspectos orçamentários dos municípios da Região, publico a seguir o total arrecadado pela Prefeitura de Arraial do Cabo entre os anos de 1999 e 2015, considerando as transferências dos royalties e das participações especiais, as chamadas trimestrais. (Os dados são da Agência Nacional do Petróleo - ANP).


ARRAIAL DO CABO | Câmara derruba proposta de investigação na utilização dos royalties ARRAIAL DO CABO | Câmara derruba proposta de investigação na utilização dos royalties Reviewed by Alessandro Teixeira on 21.8.15 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.