Dinheiro para antecipação dos royalties virá de banco americano, diz vereador

Aquiles Barreto (SD), vereador em Cabo Frio, publicou na internet detalhes sobre a operação de antecipação dos royalties do petróleo para os municípios considerados produtores pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

De acordo com o vereador, “o processo de negociação da operação de antecipação dos royalties do petróleo está em estágio bastante avançado e todos os prefeitos dos municípios considerados produtores de petróleo receberam orientações técnicas da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (OMPETRO) em relação aos procedimentos a serem adotados”.

Aquiles Barreto apresentou detalhes sobre a articulação entre a OMPETRO, Prefeituras e bancos

Aquiles Barreto revelou que “um executivo do banco Goldman Sachs, de Nova Iorque, Estados Unidos, já teria feito contato telefônico com os prefeitos para ‘atualizar o status da operação’. Na pauta dessa conversa que envolve as Prefeituras, a OMPETRO e o banco Goldman Sachs estão itens que revelam detalhes importantes da operação como, por exemplo, a informação de que o banco americano funcionará como investidor e que já tem seus processos internos bastante avançados. A Caixa Econômica, segundo informado, funcionará como estruturadora da operação”.

- Por ser um tema delicado e com repercussão no orçamento dos municípios por no mínimo vinte anos, é preciso que haja transparência. Essa relação entra a Prefeitura, a OMPETRO e os bancos Goldman Sachs e Caixa deveria ser exposta para a sociedade a fim de que nos seja possível acompanhar as consequências dela. Como defendi no plenário da Câmara, não se pode pensar na possibilidade de contrair um empréstimo para sanar despesas fixas da máquina pública. A operação de antecipação dos royalties, se concretizada, deve servir para investimento nas estruturas que nos permitirão alcançar o desenvolvimento e a pujança econômica, escreveu o vereador.

COMENTÁRIO

Ainda que o governo tente esconder os detalhes das transações que estão em curso para a antecipação dos royalties do petróleo, sempre aparece uma informação ou outra dando conta da estratégia a ser adotada.

O vereador Aquiles Barreto apresenta uma questão importante sobre o que já está resolvido nos bastidores. Pelo texto do vereador podemos perceber o envolvimento de dois bancos (um do Brasil e outro do exterior), da OMPETRO e do município como parte interessada e ponta do processo. E esse envolvimento e a consequência dele deveriam ser apresentados para os cidadãos. Transparência é tudo!

A Prefeitura deveria explicar o porquê tratar de assunto de grande interesse – inclusive de interesses futuros! – de maneira velada. E os vereadores deveriam agora buscar saber como se desenhará o restante dessa “trama”, haja vista que a autorização já foi dada ao prefeito para agir em nome do povo nas operações de antecipação de recursos. Importa ressaltar que a alteração foi dada pela Câmara numa votação “às cegas”.

Dinheiro para antecipação dos royalties virá de banco americano, diz vereador Dinheiro para antecipação dos royalties virá de banco americano, diz vereador Reviewed by Alessandro Teixeira on 20.8.15 Rating: 5

3 comentários:

  1. Uma Vergonha os nossos vereadores terem votado isso as cegas... Estão comprometendo o futuro da Cidade . Parabèns Vereadores!

    ResponderExcluir
  2. Sei entendi, então tá!

    ResponderExcluir
  3. Cadê o MP? Isso é uma vergonha!! Esse dinheiro td em ano pré-eleitoral!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.