Pacto por um trânsito melhor

Depois de um período de de­sentendimentos e troca de farpas pela imprensa, potencializado pelas acusações do vereador Aquiles Barreto (SD) de ha­ver uma ‘Fábrica de Multas’ na Secretaria de Ordem Pública, o responsável pela pasta, Renato Vianna, e o parlamentar acena­ram com uma trégua. O motivo da nova e até então improvável parceria é a reestruturação do Conselho Municipal de Trans­porte e a criação de um fundo especial para o setor.

A bandeira branca foi esten­dida durante uma reunião na úl­tima sexta-feira com a presença do vice-prefeito Silas Bento, re­presentantes da Guarda Munici­pal e assessores da secretaria e do vereador. Não sem antes, nas palavras de Aquiles, muita ‘lava­gem de roupa suja’, após meses de intenso chumbo trocado.


– Nunca houve embate pesso­al com ele. Só questionei a pos­tura administrativa que ele teve no início, quando achava que ele deveria vir à Câmara Municipal, explorar a mídia que a gente tem e dizer sobre o Choque de Or­dem que ia ter na cidade, aonde não seriam tolerados os abusos que vinham acontecendo. Então só o questionei sobre a postura que ele teve de rebocar os carros de um dia para outro, sem fazer a devida propaganda. Agora te­mos que avançar – disse Aquiles. 

Entenda-se por avançar as conversas para a criação do Fun­do Municipal de Transporte, aprovado na Câmara no início do ano, mas que ainda não teve a sanção do prefeito Alair Corrêa (PP). Os recursos, da ordem de R$ 20 milhões, seriam arrecada­dos por meio de multas de trânsi­to, estacionamentos, serviços de reboque, administração da rodo­viária, taxistas, vans escolares, terminais de ônibus e Aeroporto Internacional, entre outros.

A quantia seria gerida pelo Conselho, que prevê a partici­pação de membros do Governo, da Câmara e da sociedade civil e a verba, empregada em equi­pamentos destinados à implanta­ção do Plano Municipal de Mo­bilidade Urbana, como faixas, ciclovias, melhoria da Guarda Municipal e o subsídio de tarifas populares de ônibus.

Segundo Aquiles, o secretário disse que iria à Câmara até a pri­meira quinzena de setembro não apenas para falar sobre as recen­tes ações da Guarda e do plano de conscientização a ser lançado na Semana Nacional do Trânsi­to, de 18 a 25 de setembro. Em reunião, Vianna disse que não poderia atender a reportagem.

Fonte: Folha dos Lagos

COMENTÁRIO

Tenho acompanhado de perto todos os passos do vereador Aquiles Barreto em relação a esse "embate" com a Secretaria de Ordem Pública no sentido de conseguir a tão necessária transparência com o volume de recursos arrecadado com as operações de trânsito capitaneadas pela Guarda Municipal.

Agora, pelo que está sendo divulgado - aliás, o vereador já tinha falado sobre esse "pacto" na sexta-feira última em sua FanPage no Facebook - o estágio é outro. A ideia, segundo Aquiles Barreto, é, ao estabelecer diálogo com o secretário Renato Vianna, encontrar caminhos para a implementação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana em Cabo Frio.

Assim, pela capacidade de dialogar em detrimento das cores político-partidárias, estão de parabéns o vereador Aquiles Barreto (oposição) e o secretário Renato Vianna (situação). Esse tipo de atitude é que nos faz continuar tendo esperanças de que as políticas públicas um dia estarão à frente dos interesses pessoas na esfera pública.

Pacto por um trânsito melhor Pacto por um trânsito melhor Reviewed by Alessandro Teixeira on 12.8.15 Rating: 5

3 comentários:

  1. Hoje eu não perco o capítulo da novela " vidas secretas " da " Grobo ". Muito show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops, a novela é: " verdades secretas ".
      Bem, melhor do que esse papo furado desses políticos. Povinho sabe nem o que é mobilidade urbana.
      Conselho municipal de transportes. Fala sério! Quem manda nessa roça é a " rainha " do Jardim Excelsior.

      Excluir
  2. Pobre cidade, não merecíamos coisa pior para administrar setor essencial, retrato de um governo fracassado.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.