Vídeo mostra momento em que Taz Mureb é atingida por spray de pimenta

Os manifestantes detidos no fim da manhã desta terça-feira, dia 18, em frente à sede da Prefeitura de Cabo Frio após uma confusão com guardas municipais e policiais militares prestam depoimento nesta tarde na delegacia da cidade (126ª DP). Os jovens, liderados pela cantora e produtora Taz Mureb, acampavam há 13 dias em frente à sede do governo municipal em protesto contra o atraso no pagamento do PROEDI, edital de fomento da cultura de Cabo Frio. Segundo testemunhas, o tumulto teria começado quando os manifestantes se recusaram a tirar uma piscina plástica montada no local, em alusão ao parque aquático de propriedade do prefeito Alair Corrêa (PP).

Agentes da Fiscalização de Posturas recolheram material usados pelos manifestantes em frente à Prefeitura

Com a negativa, os ânimos se exaltaram e os policiais acusaram os jovens de desacato. Por sua vez, os manifestantes alegam que os policiais agiram de forma arbitrária. Na confusão, Taz recebeu descarga de spray de pimenta de um PM. Ela foi levada para atendimento na UPA do Parque Burle, pouco depois de ser trazida para a delegacia junto com os demais manifestantes. Parentes dos artistas estão na DP em busca de notícias. 

Já "rendida", a cantora Taz Mureb é atingida 
por spray de pimenta.

Depois de passar por atendimento médico na UPA e ser liberada, a rapper Taz Mureb prestou depoimento, acompanhada pela família e por um advogado, na 126 DP. À Folha, a delegada Flávia Monteiro, afirmou que a cantora seria autuada por desacato.

– Ela estava visivelmente alterada. Até para levá-la ao médico estava difícil. A Taz vai assinar um termo circunstancial, será autuada por desacato e vai ser liberada - declarou a titular da 126ª DP.

Texto: Folha dos Lagos

COMENTÁRIO

Conversava com alguns agentes da Fiscalização de Posturas sobre a natureza da operação de "desocupação" realizada em frente à Prefeitura de Cabo Frio e o discurso foi unânime: "o pessoal está sendo retirado porque aqui não é moradia". Outro chegou a confessar que "havia uma espécie de preocupação por conta da vulnerabilidade dos artistas que, naquelas condições (abrigados em praça pública), poderiam ser entendidos como 'em situação de rua'".

Tudo muito romântico e com ares de dignidade. Só que não! Como sabemos, o governo não tem demonstrado esse "interesse" com outros seres "em situação de rua", o que pode ser facilmente constatado circulando pelas ruas centrais da cidade.

Essa conversa descabida de que a intervenção se justifica pela vulnerabilidade dos artistas estampa as pretensões de um governo que não aprendeu a conviver com as críticas e com a força consolidada das mídias sociais. Ora, se o prefeito - ou o governo - nutrisse preocupação com trabalho de alcance social, os artistas seriam "abrigados" em programas sociais e não levariam spray de pimenta na cara e não seriam encaminhados para a Delegacia.

É o fim! O que vemos é o fim da democracia, da liberdade de expressão. Estamos diante dos amargos tempos em que erguer a voz e protestar eram sinônimo de subversão e passível de repressão. Como dizem, isso "só acaba quando termina". E esse governo acabará quando terminar 2016. É o que esperamos. 

Vídeo mostra momento em que Taz Mureb é atingida por spray de pimenta Vídeo mostra momento em que Taz Mureb é atingida por spray de pimenta Reviewed by Alessandro Teixeira on 18.8.15 Rating: 5

3 comentários:

  1. Tenho minha dúvidas se este governo acaba em 2016! Tem muita cesta básica até lá, para garantir a permanência deste desgoverno.

    ResponderExcluir
  2. Sem contar os inúmeros funcionários que TRABALHAM, não recebem, das são orientados a abrir processo para recebimento, o processo caminha ate o fim e depois o prefeito caloteiro não paga. Cabo Frio esta conhecida no Brasil todo como a cidade em que só recebem pelos serviços prestados, quem tem um sobrenome similar ao chefe do Executivo. A que ponto chegamos... Que venha logo o fim de 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Prefeitura caloteiro não honra os compromissos financeiros na íntegra. Quando paga uns trocadinhos do montante devido acha que está fazendo um grande favor.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.