Cabo Frio está entre os piores do Estado em acompanhamento do Bolsa Família

Diferentemente do que está sendo divulgado pela Prefeitura, Cabo Frio está entre os piores municípios do Estado do Rio em acompanhamento do programa Bolsa Família, se considerados os dados apresentados pelo Ministério da Saúde referentes à primeira vigência de 2015. Cabo Frio está em 74° (septuagésimo quarto) lugar no ranking estadual, ficando atrás de cidades como Arraial do Cabo (61°) e Iguaba Grande (62°).


Segundo dados oficiais, Cabo Frio tem 9.245 famílias cadastradas no Bolsa Família, sendo que deste universo 4.464 receberam o acompanhamento do poder público municipal quanto aos itens considerados no relatório de informações das condicionalidades da saúde, que têm como meta zelar pelos cuidados básicos em saúde. Esse total de famílias acompanhadas é que gera o percentual de 48,29% (valor divulgado no portal da Prefeitura).

Para quantificar o desempenho desse acompanhamento, o Ministério da Saúde leva em conta, por exemplo, se os beneficiários mantém em dia a carteira de vacinação de seus filhos com idade de zero a seis anos de idade e se passaram por consulta médica, pelo menos duas vezes ao ano, para avaliação geral da saúde das crianças.

Uma análise da publicação do governo

Assim que tive acesso ao texto divulgado pela Prefeitura de Cabo Frio, entrei em contato com a assessoria de comunicação para estancar dúvidas quanto à consistência dos dados apresentados – ou à forma como eles foram divulgados. 

[EXPLICAÇÃO NECESSÁRIA: durante todo o mês de agosto e parte de setembro, tenho analisado todas as informações referentes aos municípios da Região dos Lagos para poder, então, traçar um perfil socioeconômico de nossas famílias. O resultado desse trabalho será compilado em uma publicação a ser disponibilizada para moradores da faixa compreendida entre Araruama e Arraial do Cabo.] 

Analisemos o trecho da publicação oficial de Cabo Frio. Antes, vale destacar que a Prefeitura leva em consideração análise exposta no Comunicado Operacional n° 42, editado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do governo do Estado do Rio. Os dados que apresentamos para contrapor a informação da Prefeitura foram extraídos da base de dados DATASUS, do Ministério da Saúde.
“O município de Cabo Frio ficou entre os dez municípios do Estado com melhor desempenho no acompanhamento do Programa Bolsa Família, na condicionalidade Saúde, da primeira vigência de 2015. O município atingiu 48,2% de cobertura, índice nunca atingido antes”. 

Cabo Frio está, conforme imagem constante do Comunicado Operacional n° 42 (imagem acima), entre os dez maiores municípios com crescimento no acompanhamento da Saúde. Isso significa dizer que, entre a 2ª vigência de 2014 e a primeira de 2015, Cabo Frio está entre aqueles que mais cresceram no acompanhamento do Bolsa Família. A cidade saiu de 32,53% para 48,29%, que retrata um extraordinário avanço, mas não ao ponto de colocá-la entre as dez melhores. 

No ranking, a cidade está muito distante do primeiro lugar, que é o município de Quatis, que acompanha 99,84% das famílias cadastradas. A décima cidade é Paracambi, com 94,97% de cobertura aos beneficiários. 

O índice de 48,29% de cobertura é o maior registrado para o município de Cabo Frio. De acordo com o Ministério da Saúde (clique aqui para ver), a cidade sempre teve desempenho ruim, tendo conseguido percentual próximo ao de 2015 apenas na segunda vigência de 2005, quando chegou a 47,31% de cobertura. Em 2007, por exemplo, Cabo Frio acompanhou apenas 1,43% das famílias cadastradas, o que resultou na 83ª posição no ranking estadual.

Cabo Frio está entre os piores do Estado em acompanhamento do Bolsa Família Cabo Frio está entre os piores do Estado em acompanhamento do Bolsa Família Reviewed by Alessandro Teixeira on 16.9.15 Rating: 5

5 comentários:

  1. Se vocês conseguirem alguma informação consistente, em que cabo frio não apareça como pior em qualquer situação serão agraciados com a medalha de contribuição a desaceleração da decadência desta cidade. Vejam a situação, fora de controle, da insegurança pública, uma vergonha minhas filhas estão cada dia com mais medo de sair de casa!!!

    ResponderExcluir
  2. Mentiras nos dias de hoje, tem PERNAS CURTAS, é bom alguém avisar a Prefeitura de Cabo Frio.

    ResponderExcluir
  3. O dia que Cabo Frio ficar entre os melhores em alguma coisa. . ., pode reconstruir a arca, porque va ter dilúvio. Vai chover sete dias e sete noites sem trégua.

    Bolsa família. Bem " cadeado ", para não perder o " trancanfiar " o "proletariado ".

    ResponderExcluir
  4. De fato todas as pragas do Egito caíram em cima de Alair, como que seus comandados dão uma mancada dessa, divulgando uma MENTIRA. Alair, realmente está muito mal assessorado. Os adversários deste governo, não é a oposição e SIM os que estão mamando na teta e não estão nada satisfeitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, Faz me rir e chorar ao mesmo. Quem vai te rogar uma praga vai ser eu ! Faz me rir e chorar ao mesmo tempo! Mais na relação das dez pragas do Egito, não consta: INCOMPETÊNCIAS. Ah como eu gostaria que essas " pragas do Egito caíram em cima de Alair" caísse todas em cima de mim. E não esses urubus voando baixo em cima de mim. Já caiu a porta do meu guarda-roupa (recolocada por um vizinho, pagar depois) e agora acaba de cair o meu bloco. Oh vida!

      Mas quem mandou Alair dá uma de ginásio e "abrigar" esses "desabrigados"? Caia praga não colega!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.