Relatório aponta principais problemas na Saúde de Arraial

A última edição dos estudos socioeconômicos dos municípios fluminenses, do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE), apresenta dados preocupantes quanto aos serviços públicos de Saúde em Arraial do Cabo, a 43ª cidade no Estado em despesa per capita no Estado [o município investe menos em Saúde, em termos proporcionais, do que Búzios, Iguaba Grande e Cabo Frio. Na Região, fica à frente de Araruama e São Pedro da Aldeia].

De acordo com dados oficiais – todos referentes ao ano de 2013 -, Arraial do Cabo apresentou como despesa total R$ 23.227.593,80, número que equivale a 2,1% a menos que o valor destinado à Saúde no ano anterior, 2012. No entanto, mesmo destinando 17,7% do orçamento para o setor – a legislação prevê o mínimo de 15% de aplicação do total da receita – Arraial do Cabo apresentou problemas na composição das equipes de Saúde, na estrutura física e equipamentos das Unidades de Saúde da Família (ESFs) e na assistência farmacêutica.

ABANDONO | Familiares de paciente do Hospital Geral de Arraial do Cabo reclamam de leitos danificados

Quanto à composição das equipes, há anotação de admissão irregular de pessoal, composição irregular de equipe de saúde e descumprimento de jornada de trabalho. Em relação à estrutura, os pontos problemáticos são unidades de saúde sem os ambientes obrigatórios, ambientes que não possuem área e/ou dimensão mínima exigida, setores sem as condições de acessibilidade exigidas. No geral, o relatório aponta que as unidades de saúde estão sem os mobiliários ou equipamentos mínimos necessários e com problemas estruturais ou de má conservação.

O Tribunal de Contas também considerou, na elaboração do relatório, problemas referentes ao ciclo da assistência farmacêutica, destacando a ausência de norma municipal dispondo sobre assistência farmacêutica na atenção básica, além de seleção, programação, aquisição, dispensação e armazenamento inadequado de medicamentos.
Relatório aponta principais problemas na Saúde de Arraial Relatório aponta principais problemas na Saúde de Arraial Reviewed by Alessandro Teixeira on 24.9.15 Rating: 5

2 comentários:

  1. E o relatório da saúde de Pagode City, mais conhecida como Cabo Frio? Estão tendo muito trabalho para fazer?

    ResponderExcluir
  2. Em Cabo Frio não "rola" relatório da saúde......seu Julio, aqui "rola" Ponto Facultativo do nada!!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.