Renatinho Vianna sugere a criação da secretaria de Pesca em Arraial do Cabo

O vereador Renatinho Vianna (PROS) lançou uma campanha na internet defendendo a criação da Secretaria de Pesca e Aquicultura de Arraial do Cabo. De acordo com o legislador, “a secretaria deve ser criada com objetivo de fomentar a pesca, buscar promover o desenvolvimento racional e sustentado da atividade, visando garantir a manutenção dos seus valores sociais, políticos e culturais de pescadores”.

Renatinho Vianna defende a importância da secretaria e entende que é preciso realizar a estatística pesqueira, que é a coleta de dados de desembarque da produção no município. Para o vereador, os dados gerados podem ser utilizados pelos pescadores para a comprovação da produção anual de suas embarcações, requisito básico de manutenção dos registros e licenças de pesca junto aos órgãos federais. 

ECONOMIA | Vereador quer ampliar fontes alternativas de trabalho e renda através da pesca

- Além da estatística pesqueira, a secretaria pode auxiliar na legalização de embarcações e de pescadores junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura e para ordenar e manter em toda comunidade pesqueira cais, pontes, passarelas e servidões, que são de fundamental importância para o embarque e desembarque de material de pesca e do pescado, comentou Renatinho Vianna.

Ainda de acordo com o vereador, outra competência da secretaria de Pesca deve ser o fomento à atividade de maricultura para os pescadores artesanais, o que pode servir como fonte alternativa de trabalho e renda. 

- O trabalho de fomento à maricultura compreende assistência técnica, capacitação do produtor no manejo da produção, legalização de áreas aquícolas, investimento em infraestrutura e implantação de projetos para aumento da produção e inserção de novos produtores, o que possibilita a formalização de contratos e convênios com órgãos federais e estaduais para repasse de recursos, finalizou o vereador.

Pescador e morador de Arraial do Cabo, Maciel Félix, acompanha a proposta apresentada pelo vereador dizendo que "seria de suma importância para os pescadores de modo geral".

- Tenho uma estatística em mãos em que a pescaria de anchova em nosso pesqueiro é zero; lula pescamos menos que Cabo Frio e assim por diante. Fui verificar direto na anchova, lula e espada. Uma decepção. Os benefícios que poderiam estar por vir para os pescadores vão por água abaixo com uma estatística dessa. Então, peço aos nossos representantes que olhem por isto, comentou o pescador.

Renatinho Vianna sugere a criação da secretaria de Pesca em Arraial do Cabo Renatinho Vianna sugere a criação da secretaria de Pesca em Arraial do Cabo Reviewed by Alessandro Teixeira on 3.9.15 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.