SAÚDE | Demissões, redução de salário e mudança de rotina nas unidades estão na pauta do governo

O prefeito Alair Corrêa se reuniu durante a semana com o secretário de Saúde de Cabo Frio, Dr. Carlos Ernesto Dornellas, e com diretores de hospitais e chefes das unidades de saúde da cidade para, segundo informações extraoficiais, determinar a redução na ordem de 40% dos gastos com material e com o funcionalismo.

MUDANÇA | O hospital do Jardim Esperança deverá ficar fechado durante a madrugada

Procurado para falar sobre a pauta da reunião e sobre os possíveis cortes na Saúde, o secretário não retornou as mensagens enviadas. No entanto, funcionários consultados [os nomes serão preservados] informaram que as mudanças deverão acontecer nos próximos dias com a definição de novo horário de funcionamento das unidades de emergência médica, que ficarão abertas durante 12 horas por dia. A proposta, dizem, é fechar as unidades no final da noite e durante toda a madrugada. 

Veja outras mudanças:

UPA – Os médicos lotados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Parque Burle deverão fazer plantões de 12 horas. Segundo informado [extraoficialmente], o salário desses médicos também será reduzido para ficar de acordo com a carga horária semanal.

Hospital da Criança – A unidade deverá manter apenas um médico pediatra durante 24h. A rotina de atendimento no hospital deverá contar com apenas um profissional de plantão.

Hospital do Jardim Esperança – O Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, também deverá sofrer alterações na rotina. De acordo com funcionários, haverá “um sorteio” para definir qual médico continuará atuando na unidade. Devem permanecer quatro médicos clínicos gerais e um pediatra. A unidade funcionaria das oito da manhã às oito da noite.

COMENTÁRIO

A falta de transparência é um problema que deixa o governo respirando por aparelhos. É um absurdo o silêncio do prefeito, do secretário de Saúde e do coordenador de Comunicação sobre o assunto. Nada é dito com clareza. Fazem reuniões, tiram fotografias e as publica na internet lançando uma infinidade de interrogações sobre todos.

Não é assim que se administra uma cidade mergulhada no caos. Já passou da hora de termos uma dinâmica que faculte a participação popular na tomada de decisões. É tão gritante o desejo de omitir dados para a população que o Conselho Municipal de Saúde, pelo visto, mais uma vez foi deixado de lado.

O que se especula é o reflexo do modelo praticado pelo prefeito Alair Corrêa. Esse assunto tão grave e de consequências drásticas para a população e para os servidores públicos não pode ser tratado no campo do “achismo”. Urge a aparição do prefeito – em “palestra” para a imprensa ou não – para as necessárias explicações.

Fico com a proeminente sensação de que o prefeito só consegue falar aquilo que ninguém mais aguenta ouvir. Precisamos de palavras verdadeiras e condizentes com a realidade por todos vivenciada. E isso só é possível com a ampla transparência das contas públicas, incluindo os balancetes da Prefeitura, da COMSERCAF e do IBASCAF. 

Esse tema causa urticárias em alguns, sabemos disso!

SAÚDE | Demissões, redução de salário e mudança de rotina nas unidades estão na pauta do governo SAÚDE | Demissões, redução de salário e mudança de rotina nas unidades estão na pauta do governo Reviewed by Alessandro Teixeira on 25.9.15 Rating: 5

4 comentários:

  1. E o salário dos aposentados do Ibascaf, sairá quando. Hoje, dia 25 não entrou. Como nós, os aposentados ficamos?

    ResponderExcluir
  2. O " cara" enlouqueceu de vez.....próxima 2ª feira ponto facultativo, "em apoio a seguindo orientação e em sintonia com movimento proposto pela Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (AEMERJ)" pesquisei nas outras prefeituras e inclusive na AEMERJ e não vi nada sobre paralisação. Deu a louca em Cabo Frio!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente Alessandro está falta transparência. Para você dizer: "deixa o governo respirando por aparelhos", é porque você não está enxergando a "placa": Aqui jaz um governo e o "cadáver" do ego do prefeito. Esse governo municipal já cantou para subir há muito tempo, como diz pobre. Estava em que local que perdeu a missa de sétimo dia desse governo municipal. Já tem até "atestado de óbito". 'Causa Mortis': Incompetência súbita. Se é que não ressuscitou? Coisa dificílima! AAAAACoooorrrdaaaaaa Povo Lerdo!
    Prefeito Alair conseguiu fazer a "Cremação" da cidade e das financias. Pobre cidade! E a saúde pública nem fala mais nada, porque nunca teve.

    Espera ai. Só pode passar mal, somente 12 horas? E as horas excedentes ? A prefeitura vai pagar (apesar que conjugar esse verbo é complicadona atualidade)?
    Do jeito , que são as coisas nesta cidade, daqui a pouco vai ter rodizio de passar mal, para efetuar atendimento. Letra A a E passar mal na segunda......e por ai vai.

    ResponderExcluir
  4. Espera ai. Só pode passar mal, somente 12 horas? e o nosso querido genro pode passar MUITO BEM EM SUA MANSAO EM ANGRA DOS REIS 24 horas, Prefeito aproveite a oportunidade e faça como a Prefeita Loura, se entregue a Policia Federal.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.