Prefeitura de Cabo Frio quer entregar ao Estado gestão das UPAs

A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, confirmou na manhã desta sexta-feira (27) que solicitou ao Governo do Estado a entrega da gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Parque Burle e a do distrito de Tamoios para a administração estadual. Com essa medida, o município irá reabrir o atendimento no Hospital Central de Emergência (HCE) para casos de urgência e emergência.

De acordo com o secretário de Saúde do município, Carlos Ernesto Dornellas, a medida é necessária por causa das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município. Segundo o secretário, há oito meses o Estado não faz o repasse mensal de R$ 800 mil ao município para a adminitração de uma unidade.


- A Prefeitura não tem como arcar com um custo tão alto. Por isso, estamos em negociação para entregar a administração das unidades para o Estado, destacou. Ainda segundo o secretário, a sugestão seria que a transferência fosse a partir de dezembro, primeiramente pela unidade do Parque Burle.

A secretaria Estadual de Saúde disse que está aberta ao diálogo com o município. No entanto, informou que apesar de compreender a crise da Prefeitura, o governo do Estado também está sendo desafiado a buscar alternativas e soluções para cumprir com as suas responsabilidades orçamentárias e financeiras, no sentido de regularizar os repasses mensais. O Estado ressaltou que a responsabilidade de gestão das UPAs municipalizadas é dos municípios, com recursos municipais, estaduais e federais.

Além disso, no dia 19 desse mês, a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio oficiou a Prefeitura de Cabo Frio para que manifeste, no prazo de 20 dias, sobre diversas irregularidades na rede de saúde no Hospital São José do Operário e da UPA do Parque Burle. A medida foi tomada após vistoria realizada no dia 18. Quanto à UPA, foram solicitadas providências para resolver o problema da falta de médicos e a regularização da emergência psiquiátrica e do setor de traumatologia.

Fonte: G1

COMENTÁRIO

Quem me acompanha sabe o que penso a respeito da UPA e da conta a ser paga única e exclusivamente pela Prefeitura de Cabo Frio. Penso não ser justo com a administração pública municipal e muito menos com os moradores dos municípios vizinhos que, diante da escassez de unidades de emergência e urgência, adotaram a UPA de Cabo Frio como referência.

Como tenho dito, essa causa não é só da Prefeitura de Cabo Frio. É de todos! Assim, considerando a dimensão regional do problema do fechamento da unidade, a discussão deveria estar distante da pauta político-eleitoral. Estamos diante da urgência de adoção de políticas públicas que possam mitigar essa demanda.

Lembro-me como se fosse agora a ocasião em que vi correntes políticas divergentes da cidade e da Região no mesmo palanque para eleger o governador Pezão. Aquele era um momento de construção política em torno de um nome. Agora é o momento de reconstrução dos municípios alcançados pela força avassaladora da crise.

TODOS JUNTOS | O motivo do sorriso registrado era um grande arco de alianças em apoio a Pezão

Assim, já que foram capazes de abstrair a divergência politica em defesa de um nome, deveriam se valer da mesma capacidade para hastear a bandeira de uma causa: Cabo Frio.
Prefeitura de Cabo Frio quer entregar ao Estado gestão das UPAs Prefeitura de Cabo Frio quer entregar ao Estado gestão das UPAs Reviewed by Alessandro Teixeira on 27.11.15 Rating: 5

4 comentários:

  1. Concordo com a atitude do prefeito, o governo do estado nao repassa a verba destinada as Upas há 8 meses. No entanto, o governo do pezão quer antecipação dos royalties do petroleo, para injetar recursos no Rio Previdencia, com o apoio do deputado Janio mendes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deputado Jânio Mendes ? Esse é apenas o serviçal do Pezao? Por isso tem tanta vergonha de mostrar como está votando! Logo ele que sempre falou tanto em transparencia,patético mesmo...

      Excluir
  2. Mesmo se o estado repassando a verba deveria entregar mesmo. Não tem competência para administrar a UPA. Ou seja, para administrar nada. Mas sentiu pele o nao repasse de verba.

    ResponderExcluir
  3. O candidato mas preparado para ser prefeito de Cabo Frio é Janio Mendes.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.