CABO FRIO | Queima de fogos é suspensa por falta de segurança

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro obteve liminar que suspende a queima de fogos no réveillon em Cabo Frio. A medida foi tomada em ação civil pública ajuizada porque o município não obteve até hoje as autorizações necessárias da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros para realização do evento. A multa arbitrada em caso de descumprimento é de R$ 500 mil.

ARQUIVO | O prefeito Alair Corrêa tem por hábito acompanhar a montagem das balsas. (Foto: Eduander Silva)

De acordo com a decisão que deferiu a liminar, o município de Cabo Frio requereu à Capitania dos Portos (Marinha do Brasil) autorização para execução de show pirotécnico em balsas flutuantes, mas não aos órgãos de segurança pública. O Decreto Estadual nº 44.617/2014 prevê que os eventos culturais, sociais, desportivos, religiosos e quaisquer outros que promovam concentrações de pessoas dependem de prévia autorização da PCERJ, PMERJ e CBMERJ.

- A ausência das autorizações prévias dos órgãos competentes, além de ser uma prática ilegal, evidencia um grave risco à segurança pública e à saúde de um número indeterminado de pessoas que frequentarão as festas de final de ano, destacou a promotora Vania Cirne Manhães, que subscreve a ação.

A promotora ressaltou também que diante da atual situação de calamidade da saúde pública em Cabo Frio, com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) fechada, a realização do evento de tamanho porte poderia por em risco ainda maior o bem estar dos frequentadores.

COMENTÁRIO

O prefeito Alair Corrêa, em tentativa recente de explicação sobre a falta das autorizações, disse que a realização do "espetáculo" era uma incógnita por conta da escassez financeira. Segundo o chefe do Executivo, "não houve essa preocupação porque não se tinha certeza sobre a realização da queima de fogos".

Todo e qualquer cidadão que ousar realizar um evento, por simples que seja, e não apresentar documentação e as devidas autorizações, será de imediato rechaçado, inclusive por agentes do poder público municipal. Assim, independente das incertezas no campo financeiro, o governo deveria ter se cercado dos dispositivos que preconizam a segurança no evento da virada do ano. 

Também causa estranheza a passividade do Ministério Público quando anuncia que a UPA do Parque Burle está fechada - isso ó que fora divulgado pelo MP. Vejamos: o próprio Ministério Público divulgou que obteve "decisão que mantém UPAs de Cabo Frio em funcionamento" com previsão de "multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento". (Clique aqui para lembrar) 

Estamos perdidos. Os poderes - excessivamente harmônicos - batem cabeça e a população segue seu martírio, tomada de inquietações, frustrações e incertezas.

CABO FRIO | Queima de fogos é suspensa por falta de segurança CABO FRIO | Queima de fogos é suspensa por falta de segurança Reviewed by Alessandro Teixeira on 28.12.15 Rating: 5

17 comentários:

  1. Faça se uma pesquisa só entre os moradores de Cabo Frio em que se avalie se desejam a queima de fogos depois de tudo que ocorreu em nossa cidade.Eu sou morador e não quero! E não me venham com a conversa de que e bom para o turismo etc e tal, independente de ter ou não ninguém.vai deixar de vir,o mesmo suplício de sempre, e se eu sou o promotor colocava lá ainda na petição:/Em virtude do caos na saúde e na falta de capacidade declarada de dar conta das demandas habituais suspendo a queima de fogos haja visto que aglomerações nesta situação são de alto risco de acarretar danos a segurança individual e coletiva., por último do jeito que as coisas estão queimar fogos e festejar o caos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que turismo? Onde está? O dia que as praias de Cabo Frio "forem suspensas" Aí sim eu digo: que Cabo Frio acabou. Nao vai aparecer nem um " durusta " tirando onda de granfino . So têm praias! So as praias se salvam! Cb

      Excluir
  2. O MP podia também alertar que os que tomam conta dos turistas na praia,que São os guarda vidas, não tem nem banheiro e água doce nos postos onde trabalham,isso quando tem postos e não ficam ao relento comendo,bebendo e fazendo necessidades na areia,com muito mal e porcamente uma barraca de sol em cima de sua cabeça...
    Vergonha total dessa gente sem noção que aqui habitam!

    ResponderExcluir
  3. Gente porque comentar de forma anônima, de a cara, somos moradores temos que expor nossas opiniões em prol de nossa cidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandro amigo,admiro sua disposição, não sei qual a possibilidade de retaliação que vc pode sofrer, mas a maioria aqui pode se F..., se revelar a identidade,muitas pessoas não conhecem o que é democracia e liberdade de expressão.

      Excluir
  4. Alexandre Nunes Moreira Dos Santos, meu nobre, em Cabo Frio mesmo com a péssima administração e com pior prefeito do Brasil, corremos o risco de uma perseguição, ameaças, tanto na parte de parentes que ainda estão dependurados no saco escrotal do prefeitinho, com essa turma de Alair todo cuidado é pouco, eles não tem nada a perder, porque já perderam o brilho e a vergonha. Eles são a rapa da rapa da pior espécie de gente, os fatos estão ai para confirmar, cadeia para essa gente é pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo, menos com o título de pior Prefeito do Brasil,tem que ser decidido o empate técnico com Andinho de Arraial do Cabo.Que tal uma disputa de pênaltis,ou uma disputa tipo MMA?

      Excluir
  5. No final vai ter queima de fogos, e sempre assim ,as liminares dão feitas e são cassadas,pobre do Ministério Público,faz um trabalho embasado sério, e a politicagem que decide, mas isto é o Brasil, não se tem saúde ,educação, segurança, trabalho, mas vamos lá todo mundo para a praia queimar dinheiro e festejar a bagunça,não só dessa cidade e estado,mas deste país de M que vivemos.

    ResponderExcluir
  6. Em pleno século XXI sou obrigado a ler esses discursos dos anônimos da minha cidade. É muito triste! É muito Roça! Isso é Cabo Frio!
    Mas é por ai. Eu reclamo da Saúde ao destemido"transporte público" em programas de rádios e etc até dando nome completo (quando solicitado) tô nem ai. Dane-se todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura alguma coisa de útil para falar,se não tem fica calado, quem me garante que seu nome é Júlio? A internet aceita tudo até comentários abjetos como o seu.Será que muito difícil entender que aqui a perseguição rola? Que demissões acontecem? Você pode não depender de nada disto mas tem pessoas que dependem e que tem igual a qualquer um direito de se expressar.Que que tem a ver estarmos no século 21? Estranho e não haver democracia ,estranho e as pessoas serem obrigadas a não se identificar não é? Porquê será Bill Gatea que as pessoas não se identificam ? Porquê Gênio? Acho que vc está certo em uma coisa,só uma roça permite um comentário tão imbecil como o seu seja publicado.Tem outras maneiras de aparecer,aproveita o carnaval ta chegando ,mas enquanto não chega procura um circo.

      Excluir
    2. Rapá, eu procuro um circo e você um divã. Combinado?
      Lendo o seu comentário, eu vou te fazer duas perguntas : Já se consultou com um psiquiatra? Já fez terapia? Sei não!

      Pode colocar o seu nome que não vai dar em nada! Reclamar do "transporte público " é o PIOR. Pode acreditar! Força colega!
      Tem vários servidores públicos concursados que "detonam" e não acontece perseguição nenhuma! Rigorosamente Nada! Sai da "caverna"! Muito prazer século XXI! Você é que faz a "democracia". Se você não procurar, aposto que ninguém vai ter dar! Falsa democracia não é? Democracia passa longe do Brasil!

      De diversos coisas que eu li, mas não entendi na narrativa do Anônimo(a).... O que tem a ver carnaval com circo? E Bill Gates com a minha forma de pensar e me expressar? Quem me dera ser o Bill Gates com a fortuna que ele tem! Não estava morando em cidadezinha pacata com muitos medrosos em paíseco . Mas como sou o Julio um dia eu chego lá!

      Oh, se você ou quem mais quiser passo o número do meu WhatsApp, com foto é tudo para comprovar a veracidade do meu nome. Poupe-me!

      Um abraço para todos!

      Julio

      Excluir
    3. Fechado, vou procurar terapia e aproveita que tem um circo na cidade, quanto a relação circo x carnaval ,são ambientes interessantes para quem quer aparecer tipo destaque de escola de samba ou atração principal no picadeiro,( não estou de forma alguma relacionando o aos queridos palhaços e suas traquinagens) mas a qualquer outro destaque circense que você julgar se encaixar.

      Excluir
    4. Sr. medroso,

      Eu com problemas profissionais, cheio de contas a pagar , dormindo "assessorado" por um ventilador de teto antigo pra caramba , auxiliado por ventilador de mesa, para aliviar um calor do diabos vou me preocupar com os seus patéticos comentários?

      Circo só se for o Cirque du Soleil! Cabo Frio já é um circo. E por que não destaque de escolas de samba? Destaques são pra destaques. Agora você só se for desfilar em uma ala mascarada. Só assim você tem a mesma coragem para sambar, assim como tem para comentar.

      Fala sério! Quem gosta de perder tempo com pobre é divida !

      Excluir
  7. Arautos da desgraça... a queima de fogos é uma prática de várias cidades, inclusive a capital fluminense que passa pelos mesmos problemas em relação a saúde. Aliás diga-se de passagem que a probemática da saúde e um problema que atinge vários estados, e porque não dizer o País. Ontem vários Governadores se reuniram pra discutir esse tema, é só ler a matéria que foi veiculada nso jornais de grande circulaçao no País. Alair Corrêa, prefeito de Cabo Frio, tem uma história politica de resgate da cidade. A queima de fogos sempre foi uma tradição na cidade. E agora meia duzia de perdedores, vem tentar denegrir uma história de vida publica. Se fosse tão ruim pra população não seria recordistas de mandatos como Prefeito da cidade, eleito pela vontade populkar da maioria da população. Parabéns Alair Corrêa... sua história te credencia pra encarar as dificuldades e superá-las. Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos tem o direito de expor as suas opiniões, até os bajuladores parasitas e dependurados nas tetas do poder público, falar em arautos da desgraça chega a ser uma piada, vejamos o que é um arauto?,vamos definir a etnologia da palavra: Arauto e o que anuncia a semelhança da expressão : Trombeteiros do Apocalipse " o que está por vir,mas aqui em Cabo Frio tudo de ruim já chegou,não e necessária nenhuma anunciação, nem arautos,nem Trombeteiros,mas de qualquer forma entendo seu papel, vc quer ser um mártir, ficar bem na fita para Continuar desfrutando até a última gota deste governo que já acabou.Quanto a sua contagem,quando fala em meia dúzia de "arautos" faça uma pesquisa, se tiver coragem, mas se amarelar a hora de contar está chegando e vc vai aprender a somar.

      Excluir
  8. Uma pequena lembrança ao anonimo baba ovo do dia 29 de dezembro de 2015 17:30, Alair é o pior prefeito do Brasil, e a sua gorda portaria deve esta em dia, e de sua parentada toda, um belo Cartão Marrom. FORA ALAIR, chega já aturamos tanta safadeza com o povo.

    ResponderExcluir
  9. Não gosto dessa previsibilidade, mas o que fazer?

    O governo faz merda, a justiça finge que trabalha, o governo peita, a justiça obedece e o povo assiste!

    E ainda damos ouvidos a esse tipo de notícias. (Somos TOLOS!)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.