ARRAIAL DO CABO | Vereador defende a revitalização da pesca para impulsionar a economia

O vereador cabista Renatinho Vianna (PROS) é o autor da lei que torna a pesca artesanal patrimônio imaterial de Arraial do Cabo e agora trabalha para o fortalecimento do setor pesqueiro para buscar alternativas para conter os efeitos da crise econômica.

- Em linhas gerais, é preciso ter cuidado ao falar de crise no município porque a previsão de arrecadação em Arraial ultrapassa os R$ 140 milhões em 2016. No entanto, a gente não pode contar única e exclusivamente com os recursos das transferências estaduais e federais. É preciso avançar no sentido de viabilizar a economia local tomando como referência nossa vocação e, neste sentido, penso ser de fundamental importância a revitalização da pesca, disse Renatinho Vianna.

ECONOMIA | Para vereador, é preciso impulsionar as atividades que constituem a vocação do município

Considerando números divulgados pelo Ministério da Pesca e da Aquicultura (MPA), o vereador informou que “um em cada 200 brasileiros é pescador artesanal, sendo a pesca uma das atividades de maior impacto social e econômico no Brasil. Assim, cabe ao Ministério o licenciamento da profissão, bem como o desenvolvimento de ações que garantam a infraestrutura e a comercialização do pescado”.

- Ao poder público municipal, em parceria com o MPA e com a iniciativa privada, cabe o incentivo para a construção de fábricas de gelo, de pontos comerciais fixos e câmaras frias, além da aquisição de caminhões frigoríficos e a capacitação dos pescadores artesanais. A construção do terminal pesqueiro público e do condomínio pesqueiro é antiga reivindicação dos pescadores e, ainda assim, não são envidados esforços no sentido de viabilizar essa política de revitalização da pesca, disse Renatinho Vianna.

O parlamentar destaca ainda a necessidade de um ordenamento pesqueiro em Arraial do Cabo, “o que passa pela reestruturação do ambiente natural, com instalações próprias para o processamento e a comercialização do pescado, e dos equipamentos paralelos para que o desenvolvimento do setor ative economicamente as famílias de Arraial do Cabo”.

ARRAIAL DO CABO | Vereador defende a revitalização da pesca para impulsionar a economia ARRAIAL DO CABO | Vereador defende a revitalização da pesca para impulsionar a economia Reviewed by Alessandro Teixeira on 22.1.16 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.