CABO FRIO | Alair Corrêa divulga lista de 'novos' secretários

Em evento reservado no gabinete da Prefeitura e lançando mão da conhecida estratégia de apresentar novidades no cenário político-administrativo, o prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa (PP), anunciou os nomes dos nove que compõem a lista dos super secretários que terão o desafio que coordenar as ações do governo neste período de recessão econômica.

A expectativa do prefeito é que com os cortes feitos haja uma economia entre R$ 500 e R$ 700 mil na folha de pagamento, haja vista que as secretarias foram reduzidas em 75%, considerando que houve fusão da grande maioria das 36 pastas existentes na estrutura anterior. 

REFORMA | O prefeito Alair Corrêa apresenta sua "nova" tropa de choque

Os novos secretários a assumirem pastas são Sérgio Santa Roza, na Secretaria de Governo, Turismo, Comunicação, Eventos e Habitação e Ana Ecilda Giordano de Souza, que assume a Secretaria de Assistência Social, Melhor Idade, Combate às Drogas e Secretaria da Criança e do Adolescente. O vereador Paulo Henrique Corrêa deixa a Câmara para assumir a Secretaria de Obras, Transporte, Planejamento, Regularização Fundiária e Agricultura.

As demais secretarias ficaram assim organizadas: Juliano Almeida assume Administração, Estatística, Procon e Ouvidoria; Alfredo Gonçalves fica responsável por Esporte, Cultura, Ciência e Tecnologia; Jailton Dias Nogueira Junior, que já era secretário de Meio Ambiente, acumula Serviços Públicos e Ordem Pública. Na Saúde, Educação e Fazenda, nada mudou e os secretários são, respectivamente, Carlos Ernesto dos Santos Dornellas, Juciara Noronha e Axilles Corrêa.

COMENTÁRIO

Sob os aspectos político e administrativo, a “mudança” que o prefeito faz no organograma da Prefeitura não deve acrescentar muito para a necessária guinada da economia local. Até porque, como sabemos, o prefeito tem o hábito de centralizar as decisões, o que impede os secretários de ter autonomia para “tocar” a pasta.

Como ainda é prematuro fazer uma avaliação técnica da provável atuação de alguns dos nomes apresentados por Alair Corrêa, resta-nos atentar, neste primeiro momento, para a exoneração de alguns e para a manutenção de dois outros.

Vejamos:

Renato Vianna, que deixa a secretaria de Ordem Pública, além de compadre do prefeito, é, sem sombra de dúvidas, um dos mais aguerridos e leais correligionários de Alair. Deixá-lo no limbo e prestigiar Jailton Dias, por exemplo, é uma deselegância – o eufemismo foi proposital – sem precedentes. E não precisa conhecer muito das relações que o prefeito tem com este ou aquele (ex) secretário para chegar a esta conclusão.

Deixar de fora nomes como Edson Leonardes, Dirlei Pereira e Renato Vianna (a repetição do nome é proporcional à importância do secretário) para fortalecer Alfredo Gonçalves, por exemplo, é outra decisão sem lógica alguma, haja vista que Alfredo e Jailton estavam no barco da oposição a Alair Corrêa, ora flertando com Marquinho Mendes, ora buscando voo solo em direção a uma disputa majoritária em 2012 [foi o caso de Alfredo com apoio de Jailton e até mesmo deste articulista].

Com a “reforma” o prefeito deixa muitos aliados no meio do caminho e isso na política é imperdoável. O pecado é ainda maior quando se opta por fortalecer aqueles que remavam no sentido contrário aos interesses de um determinado grupo. Neste sentido e sem medo de errar, Alfredo Gonçalves, que é “padrinho” de Jailton Dias, é quem fica política e administrativamente fortalecido.

Mas nem tudo está perdido. Temos aí na lista dois nomes que podem ajudar bastante ao governo e ao município: Sérgio Santa Roza e Paulo Henrique Corrêa, incansáveis trabalhadores.

É ver para crer.
CABO FRIO | Alair Corrêa divulga lista de 'novos' secretários CABO FRIO | Alair Corrêa divulga lista de 'novos' secretários Reviewed by Alessandro Teixeira on 14.1.16 Rating: 5

6 comentários:

  1. Não sei se é para chorar ou rir, tudo farsa, podemos multiplicar dez por trinta, porque quem era agora são assessores e empreiteiros.

    ResponderExcluir
  2. mas um ano de caos,agonia ,hipocrisia e roubalheira:sendo que dessa vez vai afundar de vez!!

    ResponderExcluir
  3. Isso faz parte do acordo político.....nenhuma novidade! Tudo continua dante como no quartel do Abrantes!

    ResponderExcluir
  4. Alair não dá mais tempo, o barco já está no fundo, agora gostaria de saber qual a posição de Toninho Correa, ficará de fora ou como sempre ficou roubando pra cacete sem ter cargo no governo.O melhor seria se voce tivesse saido trambém mas faltam só ll meses e 16 dias. GLORIA.

    ResponderExcluir
  5. Apesar do prefeito de Cabo Frio anunciar que pagou o mês de dezembro e a primeira parcela do 13o de todos os funcionários, parece que ele esqueceu de uma das maiores folhas de pagamento dele: A secretaria de assistência social. Nenhum funcionário recebeu o pagamento citado acima. E mais, essa secretaria é uma política pública e recebe dinheiro de co-financiamentos do estado e da união através do Fundo da Assistência Social, para uso exclusivo dessa secretaria. Tínhamos o dinheiro para pagar nossos funcionários dessa pasta, mas o olho de Alair sobre o fundo foi grande. Meteu a mão. Comeu o dinheiro. Pagou aqueles que "gritam" e protestam, e deixou na mão mais de 400 funcionários. Que não podem se manifestar por serem todos contratados e portarias. Aliás,  secretaria essa que era até ontem, de sua queridissima filha Carolina, e que hoje foi assumida pela melhor amiga da primeira dama. Ou seja, nada mudou, Carolina continuará mandando nos bastidores.

    ResponderExcluir
  6. Pior perto dessa turma esta um tal de Teninho, aqui na Gamboa todos os moradores conhecem bem quem é este senhor, dá nó em éter, um grande artista.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.