CABO FRIO | Alair Corrêa quer se livrar dos moloides até dia 10 janeiro

O ofício encaminhado pelo prefeito Alair Corrêa (PP) aos secretários, coordenadores, secretários adjuntos e superintendentes - todos cargos de livre nomeação do chefe do Executivo – “recomendando” renúncia coletiva até o próximo dia 10, agitou os bastidores da política em Cabo Frio.

RENÚNCIA COLETIVA | Ofício assinado por Alair agitou os bastidores da Prefeitura (Foto: Álvaro Neves)

Sem querer passar pelo constrangimento de exonerar aquelas pessoas que fez questão de nomear, Alair Corrêa expediu documento aos comissionados “solicitando” que todos tenham o bom senso de pedir para sair. “Temos observado, já há algum tempo, o desinteresse de alguns dos senhores para com o setor ao qual foram nomeados, principalmente pela falta de recursos financeiros para o desenvolvimento de seus projetos”, sustentou o prefeito.

Além de solicitar a renúncia coletiva, o prefeito sinalizou que a estrutura administrativa passará por uma reformulação. “Esse gesto (a renúncia) vai nos permitir reformular o grupo de auxiliares e reduzi-lo para poder enfrentar a crise, os problemas da cidade e o governo”.

Leia o ofício na íntegra:

Cabo Frio, 04 de janeiro de 2016

Ofício Circular nº 001/2016

O Exmo. Senhor Prefeito Alair Correa, no uso de suas atribuições legais, emite o Ofício Circular acima referenciado para execução no prazo citado.

Aos Senhores Secretários, Coordenadores, Secretários Adjuntos e Superintendentes. Temos observado, já há algum tempo, o desinteresse de alguns dos senhores para com o setor ao qual foram nomeados, principalmente pela falta de recursos financeiros para o desenvolvimento de seus projetos. Como não vemos em curto prazo uma luz que nos permita vislumbrar uma mudança de arrecadação para o ano de 2016, só nos resta, diante do quadro atual, solicitar a RENÚNCIA COLETIVA. Esse gesto vai nos permitir reformular o grupo de auxiliares e reduzi-los para poder enfrentar a crise, os problemas da cidade e o Governo. Como precisamos dessa reformulação achamos melhor agir assim, entendendo que com a saída coletiva evitaria constrangimentos.

SOLICITAMOS AINDA, QUE O PEDIDO DE EXONERAÇÃO COLETIVA OCORRA ATÉ O DIA 10 DE JANEIRO PRÓXIMO.
ALAIR CORRÊA
Prefeito de Cabo Frio

COMENTÁRIO

Ainda que tenha transferido a responsabilidade para os secretários e outros comissionados – outrora chamados de moloides e preguiçosos – em relação às eventuais exonerações e mesmo não desejando passar por constrangimentos, o ato do prefeito Alair Corrêa não coaduna com os atuais sistemas de governo.

Ao se dirigir aos subordinados via ofício, o prefeito manda um recado direto para todos, mesmo que o destinatário se estabeleça na individualidade do exercício da leitura. É o caso em que a “carapuça” servirá para alguns. Mas o recado é para todos.

"PEDE PRA SAIR!" | Ofício encaminhado aos comissionados (Imagem: Jornal de Sábado)
Quer constrangimento maior?

E esse constrangimento deve recair também sobre o prefeito. Aliás, ninguém ocupa cargo em comissão sem passar pelo crivo do chefe do Executivo. Assim, mesmo que os critérios de nomeação tenham tido bases duvidosas, se determinada pessoa não desempenha a função para a qual foi designada, a responsabilidade direta pelo desserviço à municipalidade é do prefeito. De mais ninguém.

Sob a ótica política, é incrível como tem gente do governo que deixa o prefeito sozinho, exposto. Impressiona. Não que todos devessem pensar e fazer política 24 horas - até porque a técnica administrativa é fundamental -, mas muitos exageram na omissão. 

Por fim, fica bem evidente que a reformação na equipe atenderá prioritariamente a uma pauta política, haja vista que o prefeito quer se livrar, até o dia 10, daqueles que em nada contribuem para o governo. Por outro lado, a medida pode sinalizar - e não acho que isso não vá reverter o cenário político em desfavor do prefeito - uma política de austeridade para reoxigenação da economia.

É urgente a necessidade de absorvermos a ideia de que o governo passa e que a cidade fica. Neste sentido, falta ainda, seja no discurso ou na ação do prefeito e dos demais atores políticos, uma efetiva e robusta atenção às causas da cidade. E isso transcende os governos.
CABO FRIO | Alair Corrêa quer se livrar dos moloides até dia 10 janeiro CABO FRIO | Alair Corrêa quer se livrar dos moloides até dia 10 janeiro Reviewed by Alessandro Teixeira on 6.1.16 Rating: 5

17 comentários:

  1. Cabo Frio esta precisando de ficar livre do pior prefeito do Brasil, dos secretários e todos aqueles que estão dependurados no saco escrotal do prefeito, Alair que uma frase de consolo FORA, sua quarta passagem na prefeitura e desastrosa, esta deixando a cidade numa verdadeira ruína, fizeram o impossível destruíram a estrutura administrativa. Esta reforma vai trocar seis por meia duzia, pois o grupo é formado por pessoas sem qualificação nenhuma em administração pública.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato: pessoas sem qualificação para exercerem os cargos os quais foram agraciados! Agraciados, presenteados, mesmo!
      Que royalties, que nada. Tudo bem, houve a queda na arrecadação, mas também houve má gestão dos recursos públicos!
      Chegamos a um dos principais pontos negativos deste governo: qualificação nenhuma na maioria das pastas. Só lá estavam porque financiaram campanha. Trocas de favores. Politicagem. Nepotismo (e na cara de pau). Em nenhum momento pensaram no município, só na grana que os royalties acenavam mesmo sabendo que a queda era algo passível de acontecer.
      Faltou inteligência. Faltou gestão, principalmente. E isso para alguém que brada aos ventos experiência?!?!
      Hoje realmente todos estamos colhendo algo que a maioria plantou (ué, não foi eleito pelo povo? Vai dar certo o que deu certo? "É 11?!?!). Hoje esse mesmo povo (sem termo pejorativo) reclama, mas será que lembrarão disso tudo nas próximas eleições ou se calarão, nas urnas, mais uma vez, em troca de uns cimentos, tijolos, promessas de boquinhas, cargos e afins? O município que se dane, o meu primeiro? De novo? Veremos.
      Enquanto isso só nos cabe lamentar e fazer a contagem regressiva para... Melhorar, espero!

      Excluir
    2. A crise é GERAL!

      Excluir
    3. voce quer se pendurar no saco do merda do doente mental marquinho nao e...
      me aponte somente politico honesto,nao tem nem no ceu otario...

      Excluir
    4. Primeiro de tudo: respeito aos comentários. Otário? Eu te conheço?
      Sou servidor público, concursado, não quero saber de um ou de outro que, sinceramente, se complementam. Farinha da mesma mandioca. Chega dessa "rixa". Acorda menino, ISSO NÃO EXISTE, ok?
      Se não há político honesto se manifeste nas urnas, não em um blog, apenas. Eu tento, há anos, mas infelizmente há sempre mal educados e pouco esclarecidos como você que chamam opositores de otários ao invés de uma troca de conversas sadia. E nem oposição sou. Sou Cabo Frio. E você deveria ser também! Vamos pensar mais?
      Grande abraço!

      Excluir
    5. Amigo, não importa se você é servidor publico concursado ou não , para não "querer saber de um ou de outro". Tudo isso é independente ! O resto eu concordo com você .

      Excluir
    6. Olá Julio! "Te acompanho" em muitos comentários em blogs (apesar de ter sentido falta de seus comentários em alguns)!
      O fato de ser concursado apenas significa que tenho que fazer a minha parte independente de quem esteja/seja governo. Por isso escrevi sobre não querer saber de um ou de outro. E pensei mais sobre essa de MM X Alair, esse blablabla sem fim e que sim, para mim, parece a mesma coisa por serem frutos de mesma árvore! Ou um é uma árvore e outro é seu fruto!
      A comunicação sadia, em um blog, tornaria o debate muito mais interessante!
      E sigo sem proventos de dezembro...

      Excluir
  2. A economia vai ser de quanto ??? Só acredito depois que as exonerações ou renúncias, como queiram chamar, estejam em jornal de circulação no município...Caso contrário será igual aos outros "ajustes financeiros" vindos da prefeitura...

    ResponderExcluir
  3. Alair aproveita e vai junto até o dia 10, e ajude a cidade levando Toninho e Savio para bem longe, que tal Muniz Freire ES

    ResponderExcluir
  4. A crise é GERAL. Existem lugares muito piores...
    Leitura diária seria uma boa...
    Essas brigas políticas que fazem do nosso estado ser o pior do Brasil,na minha humilde declaração. Quanto a cidade de Cabo Frio, eu duvido outro prefeito segurando a falta de dinheiro.
    Alair Correa é um grande gestor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babá ovo. Tem boquinha na prefeitura ? Falta gestão sim, administrar com o cofre cheio é mole, qualquer um faz. Agora quando foi preciso gestão, administrar os recursos que diminuíram, ele falhou. E falhou feio. A cidade está falida.

      Excluir
    2. Ok Anônimo de 6 de janeiro de 2016 21:43.
      Leitura diária certamente é uma boa e recomendo também. Mas além horizontes Cabo Frio. E não se paute apenas no Estado do RJ, má gestão também, vamos conversar sobre municípios fluminenses...Crise é geral ok, mas vamos nos aprofundar no assunto...
      Logo, me diga, leitor assíduo. Quais cidades da Região dos Lagos e adjacências não pagaram salários em dia? Quais não pagaram 13os integrais? Quais devem fornecedores, prestadores de serviços e afins? Quais devem contratados? Quais enviam ofícios assustadores e ameaçadores aos mesmos? Quais enviam ofícios de "proposta" de demissão aos seus secretários de "confiança"? Quem deu essa confiança? Não confia mais?
      Poxa, sinceramente? Um dia pode até ter sido um bom gestor, sei lá, com dinheiro no caixa é mole, mas dessa vez deixou muitas pastas importantes nas mãos de pessoas pouco qualificadas e isso nem precisa de leitura diária, é bom senso! É o dia dia! Observação! Imparcialidade!
      E nem é questão de oposição, nem sou, ou sou de todos, escrevi antes e escrevo novamente: farinha da mesma mandioca.
      Não esquente sua cabeça defendendo o indefensável. A cidade está quase falida, devendo todo mundo, suja, cheia de problemas, brigas internas, cada um querendo salvar mais o seu para garantir uma graninha a mais!
      Pode ter sido um grande gestor caro amigo, agora não é mais. Deixou muita coisa nas mãos de outros, muita coisa na familia, nos financiadores de campanha... E conhecimento não é genético, não é osmose!
      E assim seguimos... Nas urnas! Pensarmos mais, só isso!
      Um grande abraço! Sem brigas e sem discussões!

      Excluir
    3. Gosto não se discute. No mínimo, se respeita. No máximo, se lamenta.

      Excluir
  5. Grande gestor????? Só pode ser piada ou então faz parte do grupo dele.
    Enquanto a cidade é destruída graças a contratos superfaturados e péssima gestão, um certo coronel constrói uma fortuna com ilha em Angra, vinícola no Sul, Fazenda em Portugal, loja de construção, posto de gasolina e diversos apartamentos. Tudo com dinheiro lícito de seu trabalho. Rsrs

    ResponderExcluir
  6. Ao anônimo do dia 06 de janeiro de 2016 21:43, sua gorda portaria e de toda sua parentada deve estar em dia, com essa opinião o senhor só pode esta louco, um belo do CARTÃO MARROM, deixa de comentários hipócritas.

    ResponderExcluir
  7. O prefeito se livra dos "moloides " até o dia de 10 de janeiro e a gente se livra dele no dia 31 de dezembro de 2016.

    ResponderExcluir
  8. Em Sucupira, gestor público é igual agricultor: ganha muito dinheiro com laranjas. Rsrs

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.