FINANÇAS | Repasses do FPM sofrem queda de 20% em relação ao ano passado

Será creditado nesta sexta-feira, 29 de janeiro, nas contas das Prefeituras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 3º decêndio do mês de janeiro de 2016. Se comparado com o segundo decêndio de janeiro de 2015, o valor atual deverá cair 2,78%, isso em termos brutos e reais.

DE OLHO NAS CONTAS | Sucessivas reduções no repasse do FPM amplia o drama dos prefeitos 
Se somados os valores dos três decêndios e do repasse extra de janeiro, o FPM sobre uma queda nominal de 12,71% e uma queda real ainda mais expressiva: 20,15%. Especialistas ressaltam que a queda nominal do fundo é extremamente prejudicial aos gestores, pois reduz efetivamente o valor repassado aos municípios já que apenas as Prefeituras têm o ônus de lidar com a inflação.

COMENTÁRIO

Não bastasse o problema enfrentado pelos prefeitos em decorrência da acentuada queda nos repasses federais dos royalties do petróleo, outro elemento importante, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), começa a sofrer desaceleração, podendo acumular déficit de até 20% em janeiro de 2016 quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

A diminuição dos recursos, sejam eles repassados pelo governo federal ou pelo estadual, faz recair sobre os gestores públicos responsabilidade ainda maior em relação à arrecadação própria, resultante de iniciativas pautadas na capacidade de gerenciamento de quem está no comando da administração. No caso dos municípios considerados produtores de petróleo, o impacto da crise é mais severo por conta de dois fatores primordiais: a deficiência nos repasses (fator presente) e ausência de políticas públicas para o fortalecimento da economia local (fator histórico).

Como alguns especialistas em economia apontam recessão e possível depressão econômica para 2016 e 2017, o caminho a ser percorrido por quem está no final de mandato é o da "fertilização do terreno" administrativo para a próxima gestão, o que pressupõe uma visão sofisticada e republicana do processo em detrimento dos convencionais interesses político-financeiros.

FINANÇAS | Repasses do FPM sofrem queda de 20% em relação ao ano passado FINANÇAS | Repasses do FPM sofrem queda de 20% em relação ao ano passado Reviewed by Alessandro Teixeira on 27.1.16 Rating: 5

2 comentários:

  1. E por falar em queda e fundo, nesse caso é do poço, o canal 10 da TV a cabo local precisa rever as sua programa noturna. Ontem a (tem crase?) noite eu assisti por apenas 1 segundo um programa que estava passando . Ai meus olhos e ouvidos! Eu falei: amigo tá de sacanagem? Tem TV por assinatura? Então, coloca ai, no Sexy Hot e vamos assistir "as Garotas Da Van - Juninho".



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errata ( o gente joga no Google ou não procure uma professora nais próxima. ):
      ....precisa rever a sua programação - eu juro que eu escrevi certo - acho que foi um hacker.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.