CABO FRIO | Servidores da Saúde encerram greve após proposta do governo

Os profissionais da Saúde de Cabo Frio devem encerrar a greve no fim do dia de hoje, depois que o governo municipal realizar o pagamento do salário de janeiro, bem como da insalubridade, adicional noturno e triênio do mês. No acordo feito entre o SindSaúde e a Procuradoria, as partes assinaram um termo com as propostas e o prefeito Alair Corrêa deverá assinar o documento até o fim da tarde. Os funcionários estavam há três dias em estado de greve e apenas 30% dos servidores continuavam na ativa.

– O retorno está condicionado ao pagamento assim como ao parcelamento dos benefícios que o governo nos deve. Esperamos que tudo seja cumprido e retornaremos às atividades. Sabemos que muitos turistas chegam à região para o Carnaval e ficaria inviável trabalhar com pequena parte da saúde funcionando – avaliou Gelcimar Almeida, o Mazinho, presidente do SindSaúde. 

ACORDO | Decisão pelo fim da greve foi tomada após acordo com o governo municipal

Mazinho explicou ainda que os benefícios acima, mais diárias de viagens referentes a outubro, novembro e dezembro deverão ser pagas nos meses de março, abril e maio, respectivamente. A aceitação da proposta foi aprovada em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (05), que também contou com a participação do Sindicato dos Servidores Municipais de Cabo Frio (SINDICAF). Mazinho assinou a proposta pelo sindicato, os advogados Ricardo e Daniele pela Procuradoria.

Segundo ele, uma comissão – composta por cinco membros, sendo um da procuradoria, três do sindicato de Cabo Frio e um de Tamoios – vai avaliar quais dos trabalhadores da pasta têm direito aos benefícios. Depois, um relatório será encaminhado para a prefeitura com o levantamento.

– É necessário esse estudo porque para receber o benefício tem que preencher o requisito. Mas não é o que acontece. Por exemplo: é muito comum quem está lotado na sede da secretaria receber a insalubridade. Está errado – argumentou, explicando que a comissão terá prazo de 15 dias úteis – a contar da próxima quinta-feira (10), para entregar o documento com o estudo.

Greve geral

Em assembleia geral na última segunda-feira, os servidores haviam aprovado a paralisação total dos serviços caso não fosse respeitado o pagamento dos salário até esta sexta (05). A decisão foi tomada depois que o governo ofereceu como proposta escalonamento para pagar os salários dos trabalhadores e não até o quinto dia últil, conforme determina Lei Orgânica Municipal em consonância com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). 

A proposta do município, que foi rejeitada pelos 223 servidores presentes a assembléia, previa o pagamento do salário até o quinto dia útil apenas para guardas municipais, trabalhadores da COMSERCAF, Postura, coveiros e servidores de Saúde. A cada terceira quarta-feira do mês receberiam os demais estatutários. No dia 27 seria a vez dos contratados, e os comissionados seriam pagos no último dia de cada mês.

Fonte: Folha dos Lagos

CABO FRIO | Servidores da Saúde encerram greve após proposta do governo CABO FRIO | Servidores da Saúde encerram greve após proposta do governo Reviewed by Alessandro Teixeira on 5.2.16 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.