CULTURA | “Jovens Pianistas” apresenta último recital da temporada 2016

A série “Jovens Pianistas” apresenta, no próximo sábado (02), o último recital de piano da temporada 2016. A 53ª edição traz o pianista André Dolabella, que tocará no Museu José de Dome – Charitas, às 18h30, com entrada franca.

No programa, peças de Mendelssohn Bartholdy, compositor, pianista e maestro alemão do início do período romântico, no século dezenove, que começou a compor aos nove anos. Uma de suas obras mais conhecidas é “Sonho de Uma Noite de Verão”.

NO CHARITAS | Pianista encerra a temporada 2016 da séria "Jovens Pianistas" neste sábado, dia 2, às 18h30

O conterrâneo Robert Alexander Schumann, os franceses Maurice Ravel e Claude-Achille Debussy, além de outros compositores do cenário musical clássico, completam o programa. A apresentação será dividida em duas partes, com 28 e 30 minutos, respectivamente.

Em turnê pelo Brasil, após apresentação em Cabo Frio, o músico radicado na Alemanha segue para São Paulo onde se apresenta no dia 10 com recital no Museu Brasileiro da Escultura.

Sobre Dolabella

O talento das notas de André Dolabella reflete a história de sua carreira. Durante quatro anos, o mineiro de Belo Horizonte esteve à frente da orquestra germânica da Ópera de Hannover como regente assistente, além de ter atuado como solista em diversos grupos instrumentais, com destaque para a Filarmônica de Bacau (Romênia) e as Sinfônicas de Minas Gerais, do Estado da Baixa Saxônia (Alemanha) e de Porto Alegre.

Em junho de 2016, foi solista novamente da sinfônica mineira sob a regência de Silvio Viegas, com o 3° Concerto de Rachmaninoff, considerados um dos mais complexos de serem executados ao piano. Ao longo da carreira, foi solista e camerista em várias cidades do Brasil, além de ter se apresentado em outros países como Itália, Espanha, Alemanha, Grécia, França e Finlândia totalizando mais de 200 concertos. Foi vencedor de concursos no Brasil e no exterior.

PROGRAMA

1ª Parte
Mendelssohn Bartholdy - Andante em Mi Menor, Op. 7 (3’)
Mendelssohn Bartholdy - 6 Peças Infantis op.72 (9’)
Schumann - Arabeske op.18 (6’)
Ravel – La Valse (11’)

Intervalo

2ª Parte
Debussy/Dolabella - Prélude à l'aprèsmidi d'un faune (10’)
Wagner/Stradal - Der Engel das canções de Wesendock (3’)
Wagner/Kocsis – “Prelúdio” do Tristan und Isolde (10’)
Wagner/Liszt – “Morte de Isolda“ do Tristan und Isolde (7’)

CULTURA | “Jovens Pianistas” apresenta último recital da temporada 2016 CULTURA | “Jovens Pianistas” apresenta último recital da temporada 2016 Reviewed by Alessandro Teixeira on 29.6.16 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.